Liga Nacional toma atitude após denúncia de racismo no NBB
O caso envolvendo o armador Mateus Santos, do Cerrado, e Nicolás Copello, do Minas, na partida entre as equipes válida pelo NBB, na última quarta-feira (6), é alvo de apuração por parte da Liga Nacional de Basquete (LNB). Mateus decidiu registrar um boletim de ocorrência contra o argentino.
No documento, Buiú, como é conhecido o atleta do Cerrado afirma ter sido chamado de “negro de m…” pelo jogador adversário. O episódio gerou muita confusão na partida, que não chegou a ser paralisada.
Em nota, o Cerrado Basquete lamentou o ocorrido: “O Cerrado expressa veemente repúdio diante do lamentável episódio de racismo enfrentado pelo atleta Matheus Santos, carinhosamente conhecido como Buiú. As injúrias raciais proferidas durante o último jogo são inaceitáveis. As medidas legais cabíveis serão imediatamente acionadas junto à Liga da NBB. Reiteramos de maneira enfática que aqui, no Cerrado Basquete, não toleramos e repudiamos qualquer forma de racismo“.
O Minas-Tênis Clube também se manifestou sobre o caso: “O clube está apurando os fatos e se coloca à disposição para contribuir com as investigações. Reitera ainda que, como referência no cenário esportivo e na formação de atletas e cidadãos, sempre se pauta em valores e princípios do esporte e da educação, com cidadania e respeito“.
Por fim, a LNB também publicou uma nota para expressar o seu posicionamento. Já o atleta Nicolás Copallo recebeu diversos contatos por parte da imprensa, mas não deu retorno.
Em quadra, o duelo terminou com vitória do Cerrado por 68 a 67. O time do Distrito Federal subiu para o 14º lugar com um registro de 4-8. Já o Minas é o vice-líder com um retrospecto de 10-2.