Em que ano surgiu o Los Angeles Lakers?
Uma das franquias de maior destaque da NBA, o Los Angeles Lakers possuí uma trajetória vitoriosa e repleta de vários ídolos. Mas você sabe quando essa equipe surgiu? Confira a história do time que hoje tem Lebron James como astro.
Curiosamente, o Lakers não nasceu em LA, mas sim em Mineápolis, no estado de Minnesota, em 1947, com o nome de Minneapolis Lakers. O estado é conhecido como a terra dos mil lagos e o nome da equipe é justamente para homenagear isso. “Lake” quer dizer lago, em inglês.
Após ganhar o maior prêmio na Liga Nacional de Basquete logo em sua primeira temporada, a equipe empilhou diversas conquistas até a década de 60, quando se mudou para Los Angeles sob a alegação de problemas financeiros. Foi aí que também o ocorreu a mudança de nome para Los Angeles Lakers.
Naquela ocasião também surgiu uma forte rivalidade com o Boston Celtics. As equipes fizeram várias finais e o Lakers perdeu em 1953, 1963, 1965, 1968 e 1969. Os confrontos seguem muito acirrados e disputados até os dias atuais.
Os anos 70 e 80 foram especiais para o Lakers, que expandiu sua marca para além do basquete, marcando a cultura pop da época. A equipe ganhou o apelido de “showtime” pelo estilo dos seus principais jogadores que eram Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar e James Worthy.
A popularidade do Lakers atingiu também a NBA, que deixou de ser uma competição pequena de baixa audiência e começou a atrair milhares de fãs ao redor dos Estados Unidos e do mundo.
Além dos atletas citados, também passaram pelo Lakers nomes como Kobe Bryant e Shaquille O’Neal. O atual ídolo da franquia é Lebron James, que conquistou a primeira edição da Copa NBA, no último final de semana.
Ao total, na temporada regular, o LA Lakers possuí 17 títulos e busca mais um para a sua galera nesta temporada.