Regulamento pode mudar e Copa da NBA pode ter um atrativo a mais
Sucesso na primeira temporada, a Copa da NBA pode se tornar ainda mais atrativa no futuro. De acordo com informações da ESPN, a liga estuda a possibilidade dar ao campeão uma vaga no Play-In da NBA. Cada jogador do Lakers, campeão em 2023, recebeu 500 mil dólares de premiação pelo título do torneio.
“Embora uma vaga no top-6 fosse universalmente vista como uma ponte longe demais entre os insiders da liga com os quais a ESPN conversou, uma ideia que tinha mais apoio era garantir ao vencedor do torneio pelo menos o sétimo lugar, o que significa que eles teriam dois jogos em casa para ganhar seu caminho para os playoffs“, diz a reportagem.
Apesar das incertezas, a primeira edição da Copa da NBA (In-Season Tournament) foi um enorme sucesso. A competição trouxe um novo folego a temporada, com aumento de público nos ginásios e também na audiência.
Ainda que, no papel, pareça muito interessante dar uma vaga no Play-In ao campeão do torneio. A mudança não deve acontecer. Segundo Gautam Varier, do portal “Fadeaway World”, há alguns motivos que impedem que essa Copa seja ainda mais valorizada.
O primeiro deles é o fato de que seus sete jogos seriam mais importantes do que os 76 da atual temporada regular da NBA. A liga introduziu o Play-In para dar um incentivo a mais aquelas equipes que batalharam duro, mas não conseguiram uma vaga direta no play-off. Se uma das vagas já estiver ocupada, teríamos menos times na disputa.
Prêmios em dinheiro maiores e vantagens como ter desempate sobre todos os times da liga seriam uma recompensa mais justa, e foi isso que Myles Turner, jogador do Indana Pacers, sugeriu também.
O certo é que o futuro da Copa da NBA está garantido. Resta apenas definir alguns ajustes para tornar esse produto, que já é considerado um sucesso, ainda mais atrativo para os fãs e jogadores.