Economia brasileira ganha uma “forcinha” vinda da NBA
A NBA é um sucesso a nível mundial. E no Brasil não é diferente. Apesar de sermos considerados o país do futebol, os brasileiros tem, cada vez mais, aderido ao basquete e a situação se reflete nos números de vendas de produtos licenciados pela liga.
De acordo com dados da empresa Circana, empresa que analisa o comportamento do consumidor online, os produtos da NBA, como brinquedos, quebra-cabeças e jogos em geral, registrou um aumento de 147% na licença entre outubro do ano passado e setembro de 2023.
Já nos EUA, o crescimento das figurinhas foi de 41%. Não a toa, a licença da NBA foi a segunda que mais cresceu no ano passado, registrando 56 milhões de dólares de venda incremental, perdendo apenas para a NFL.
Apesar de 2023 apontar para queda na venda das figurinhas, a liga continuou em crescimento em outras áreas, como jogos de tabuleiro para a família, etc.
Segundo uma pesquisa feita pela empresa Segmenta, o basquete é um dos esportes que mais cresce em terras tupiniquins. Em 2023, foi o que mais cresceu com um aumento de 36% em relação a média total dos esportes. Vendas de calçados e regatas das franquias foram o que movimentaram os consumidores.
O levantamento também aponta que as camisas das equipes da liga tiveram um crescimento de 52%. Somente na América Latina, a modalidade teve um aumento de 13% em unidades, muito disso proveniente do aumento de 33% das vendas de calçados.
A tendência é que o basquete continue crescendo em solo brasileiro e atraindo cada vez mais fãs para consumir os produtos licenciados pela NBA.