Indicados para o Hall da Fama do basquete são revelados, TRÊS brasileiros estão na lista

O Hall da Fama de Basquete revelou mais uma série de nomes que foram indicados para entrar no Memorial Naismith, localizado em Springfield, nos Estados Unidos. A notícia boa é que três históricos jogadores brasileiros estão na lista de elegíveis para a Classe de 2024, que foi divulgada nesta quinta-feira, 21 de dezembro.

Amaury Passos, Marquinhos Abdalla e Togo Renan Soares, o ‘Kanela’, são os três brasileiros representantes da categoria. A definição sobre se eles conseguirão ingressar no memorial vai acontecer apenas em abril do próximo ano.

O ‘Memorial Naismith’ surgiu em 1959, como uma homenagem a James Naismith, que é o inventor do basquete. Amaury, Marquinhos e Kanela estão em busca de ingressar no memorial que já conta com a presença de três lendas brasileiras: Oscar Schmidt, Ubiratan Maciel e Hortência Marcari.

Quem são os três brasileiros indicados ao Hall da Fama de Basquete?

Dos três nomes indicados, dois possuem uma relação: Amaury e Kanela estiveram juntos nas conquistas das Copas do Mundo de 1959 e 1963, além das duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de 1960 (Roma) e 1964 (Tóquio). Amaury participou desses momentos marcantes como jogador e era comandado por Kanela. Ambos já fazem parte do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (FIBA).

Já Marquinhos detém o título de ter sido o primeiro brasileiro draftado para a NBA. Selecionado pelo Portland Trail Blazers, ele recusou a equipe naquele momento para seguir representando a Seleção Brasileira, algo que Oscar Schmidt também fez anos depois. Com a amarelinha, ele disputou três Olimpíadas e conseguiu o vice-campeonato do Mundial de 1970, além de ter sido campeão Pan Americano em Indianápolis.