Muitos se perguntam: existe empate na NBA?

Para quem não acompanha a NBA e nem o basquete em geral, é normal se perguntar o que acontece quando uma partida termina em igualdade no número de pontos. Sendo assim, o “Noticias do Basquete” explica o que acontece em caso de “empate” no tempo normal e já adianta que não é possível as partidas terminar em um empate.

Diferentemente do futebol, que dá um ponto para cada equipe ou leva a decisão para os pênaltis em caso de igualdade no placar, a NBA e todos os campeonatos de basquete do mundo não permitem um empate. Se as duas equipes terminarem iguais em número de pontos após os quatro períodos, a partida irá para a prorrogação.

O tempo extra é de cinco minutos e, caso haja um novo empate, ocorre uma nova prorrogação e assim sucessivamente até que um time termine como vencedor. O intervalo entre cada prorrogação é de um minuto.

Recorde de prorrogações na NBA aconteceu na temporada 1983-84

O recorde de maior número de overtimes (termo utilizado para prorrogação no basquete, em inglês) aconteceu no duelo entre Chicago Bulls e o Detroit Pistons. Em duelo pela temporada regular, realizado em março de 1984, as equipes precisaram de quatro prorrogações para definir um vencedor. No total, a partida levou 3h24, mais de uma hora acima de um tempo médio de um jogo de basquete, que contando os períodos, pedidos de tempo e intervalos dura cerca de 2h.

Ao final, quem se deu melhor foi a equipe do Pistons, que venceu por 147 a 144, totalizando 291 pontos no duelo.