Shaquille O’Neal é processado por suposto calote aplicado em ex-funcionário
Um dos maiores nomes da história da NBA, o antigo pivô Shaquille O’Neal está tendo que enfrentar uma situação embaraçosa na justiça. O astro e a Jersey Legends Productions, sua produtora, estão sendo processados por um antigo funcionário, Donnie Wilson. Ele acusa O’Neal e Michael Parris, amigo de negócios do astro, de calote e alega que ambos o devem uma boa quantia em dinheiro.
Wilson foi Diretor de Relações Comunitárias do jogador por dez anos, entre 1996 e 2006. No processo, ele alega que foi recrutado por Parris para trabalhar na empresa de O’Neal em 2019 e teria sido prometido a ele uma participação acionária de 18% na Jersey Legends, além de um papel como parceiro. O acordo, verbalmente feito, não saiu do papel segundo o funcionário que se sente lesado.
O antigo funcionário também afirma que O’Neal estava ciente de todos os acordos e participações como acionistas, apesar de que tal acordo teria ido para o papel apenas no final de 2022. Assim, ele afirma também que nem o astro da NBA nem seu companheiro de negócios assinaram tais documentos.
As acusações são de: quebras de contratos, violações de códigos trabalhistas, além de regras de conduta empresarial e profissional. Além dos prejuízos financeiros, Wilson coloca no processo que se sentiu pessoalmente traído e que o seu emocional acabou sendo abalado com toda a situação. Shaquille ainda não se manifestou a respeito das acusações.
Shaquille O’Neal virou empresário depois da sua aposentadoria das quadras
Ao se aposentar, o antigo pivô resolveu colocar todo o seu dinheiro adquirido em anos de NBA para rodar e investiu em alguns empreendimentos comerciais. Shaq chegou a ser acionista minoritário do Sacramento Kings entre 2013 e 2022, até que saiu para ser embaixador de uma casa de apostas.
O patrimônio líquido do astro é impressionante: de acordo com o site ‘Sportico’, especializado no mundo da economia, estima-se que o O’Neal faturou nos últimos anos algo em torno de US$ 1,05 bilhão entre 1991 (ano em que ingressou na NBA) e 2022. Certamente, esses números cresceram ainda mais, já que ele cuida de redes de lanchonetes, restaurantes e até lava-jatos.