Confirmado (19/01): Nova liga do basquete brasileiro terá recorde de times

A Temporada 2024 da Liga de Basquete Feminino (LBF) começará apenas no mês de março, mas já entrou para a história. Isso porque a edição deste ano contará com o maior número de representantes da história da competição, com 11 clubes disputando entre si o título de equipe campeã do basquete feminino.

Em relação à temporada do ano passado, três novas equipes se inscreveram e vão poder se juntar aos oito que disputaram o título em 2023. Destaque para o Corinthians que voltará a disputar competições no basquete feminino depois de sete anos, quando a equipe tinha uma parceria com o time de Americana.

Além do Corinthians, as equipes de Ponta Grossa (Paraná) e São José dos Campos (São Paulo) serão estreantes. Marcarão presença também as equipes do SESI Araraquara, Campinas, Catanduva, Ituano e Santo André, todas de São Paulo, além dos times de Mesquita (Rio de Janeiro) e do Sampaio Corrêa (Maranhão). O SESI Araraquara é o atual campeão do torneio.

O recorde anterior de equipes participantes no torneio era das temporadas 2014/2015 e 2019, quando a competição contou com 10 clubes. “Será um ano histórico. Graças ao grande e árduo trabalho que realizamos nos últimos meses, em conjunto com estes 11 clubes, veremos uma LBF como nunca vimos antes”, afirmou Valter Ferreira, presidente da Liga.

Detalhes de como será a nova temporada de liga de basquete brasileiro

Com 11 participantes confirmados, a competição será disputada em duas fases. Na primeira, as 11 equipes se enfrentam entre si, com jogos em ida e volta, totalizando 110 jogos. As oito equipes que tiverem a melhor campanha passam para a próxima fase, de Playoffs.

Lá, serão disputadas séries de melhor de três jogos nas quartas de final e nas semifinais, com a grande final podendo ser decidida em uma série de até cinco jogos. No dia 29 de fevereiro, a tabela de jogos deverá ser divulgada e a competição terá um início provável no dia 1° de março, com uma data limite de término em 31 de agosto.