É oficial: Nicola Jokic SUPEROU Michael Jordan
Nikola Jokic vem comprovando a cada jogo que realmente é um dos melhores jogadores da atualidade no basquete. Dessa vez, ele alcançou uma marca e superou ninguém menos do que Michael Jordan, armador que marcou uma era com a camisa do Chicago Bulls e conquistou seis títulos. Jokic é, agora, o jogador mais eficiente da história da NBA.
Com a vitória do Denver Nuggets pelo placar de 100×102 ante o Boston Celtics fora de casa e os números anotados naquela partida (34 pontos, 12 rebotes e nove assistências), o sérvio alcançou uma eficiência de 27,92 em sua carreira, superando os 27,91 de MJ.
Jokic é, naturalmente, um atleta que dá muito impacto aos Nuggets, fazendo com que ele realmente seja bastante eficiente, como mostra os dados do ‘Player Efficiency Rating’, que indica as contribuições de determinado jogador para as partidas – pontos, rebotes e assistências – e mostre o porquê o pivô é importante para a sua equipe no ataque, na defesa e ao servir os companheiros. Aos 28 anos, ele já anotou 113 triplos-duplos na carreira.
Vale ressaltar também que Jokic foi um dos grandes responsáveis pela excelente última campanha dos Nugs, que terminou com o primeiro título da história da franquia, com o astro sendo eleito o MVP das finais contra o Miami Heat. Na atual temporada, ele vem travando uma ótima luta com Joel Embiid e Shai Gilgeous-Alexander para se tornar o MVP da Liga, com médias de 26.1 pontos, 11.9 rebotes e 9.1 em assistências.
Com Jokic no topo, confira o ranking com os 10 jogadores mais eficientes da história da Liga:
- Nikola Jokic – 27.92
- Michael Jordan – 27.91
- LeBron James – 27.11
- Anthony Davis – 26.89
- Shaquille O’Neal – 26.43
- David Robinson – 26.18
- Wilt Chamberlain – 26.16
- Bob Pettit – 25.45
- Kevin Durant – 25.23
- Giannis Antetokounmpo – 25.18