Por que vitória do basquete no Pan em 87 é um dos maiores momentos do esporte brasileiro?

O esporte brasileiro é repleto de grandes histórias. Títulos, marcas alcançadas, jogos espetaculares… No entanto, quem conhece a história do dia 23 de agosto de 1987 sabe porque essa é uma das datas mais importantes para o esporte brasileiro. Acontece que, naquele dia, o Brasil se sagrava campeão dos Jogos Pan-Americanos de Basquete daquele ano.

O que torna esta marca tão especial é o fato de que o Brasil enfrentou ninguém menos que os Estados Unidos com um agravante: jogando na casa do adversário, já que o Pan naquele tempo foi disputado em Indianápolis. Mais de 16 mil torcedores testemunharam a história ser feita ma Market Square Arena, com uma vitória com louvor da seleção brasileira de Oscar Schmidt ante os Estados Unidos, de David Robinson, que viria a integrar o Dream Team de 1992.

Grande favorito para conquistar o Pan-Americano, os Estados Unidos entraram em quadra com praticamente a certeza de que conquistaria mais uma medalha de ouro na competição, já que estavam invictos. E fizeram um excelente primeiro tempo, que terminou com o placar de 68×54. A vantagem de 14 pontos parecia ser praticamente impossível de ser retirada.

No entanto, o Brasil contou com o brilho dos seus craques. Com direito a sete cestas de três pontos no segundo tempo, contra apenas uma dos adversários, o Brasil conseguiu uma virada inacreditável, vencendo o segundo tempo por 47×66 e deixando o placar final favorável: 115×120. Oscar, que anotou 46 pontos, afirmou que aquele momento foi o mais especial de toda a sua carreira.

“Foi a maior alegria e a maior emoção da minha carreira na seleção. Ganhar aquela final quando ninguém apostava na gente, depois de irmos para o intervalo perdendo, virar o jogo, vencer a partida e ser campeão dentro da casa deles, metendo 120 pontos, coisa que nunca havia acontecido. Foi demais! Tenho o maior orgulho de ter participado daquele time, daquele grupo que era uma verdadeira família”, afirmou o ídolo.

Confira alguns momentos de Oscar e do Brasil naquela final do Pan de 1987