Acaba de chegar quentinha sobre importante mudança no próximo Draft da NBA

O Draft da NBA de 2024 terá uma importante mudança. Pela primeira vez, as escolhas de novatos feitas pelas franquias serão realizadas em dois dias, e não apenas um, como era antes. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, tanto a NBA quanto a NBPA “já finalizaram os planos” para que o Draft seja realizado em dois dias a partir deste ano.

Inclusive, já foram definidas as sedes de cada uma das rodadas de escolhas. A primeira rodada será realizada no dia 26 de junho, no Barclays Center (Brooklyn). Já a segunda rodada será realizada nos estúdios Seaport District da ESPN, em Nova York. As franquias terão cinco minutos para fazer as seleções de primeira rodada, enquanto que o tempo das escolhas na segunda rodada será dentre dois a quatro minutos, de acordo com Wojnarowski.

A mudança do Draft para ser realizado em dois dias também já havia sido discutida anteriormente, com Shams Charania e John Hollinger, ambos do ‘The Athletic’, afirmando que desde novembro do ano passado que a mudança vinha sendo discutida, tendo em vista que as franquias teriam mais tempo para realizar as seleções de primeira e segunda rodadas.

Vantagens das mudanças no Draft de 2024

O antigo formato dava as equipes cinco minutos para realizar as escolhas de primeira rodada e apenas dois minutos na segunda rodada. Ao todo, são 60 escolhas em cada draft, mas as realizadas em segunda rodada sempre eram um pouco mais desprezadas pela transmissão, muito por conta do pouco tempo que as equipes tinham para realizá-las.

Muita gente pode não lembrar, mas o All-Star e duas vezes MVP da NBA Nikola Jokic foi uma seleção de segunda rodada. O pivô do Denver Nuggets seria apenas a escolha de número 41 no Draft de 2014.

Com a segunda rodada realizada em um outro dia, ficará mais fácil também para as equipes realizarem possíveis negociações, que são consideradas complicadas pelo pouco tempo disponível pelas franquias para fazerem tais escolhas. Agora, as equipes vão poder ver melhor o que tem em suas mãos e as suas verdadeiras necessidades na hora de negociar.