Marc Gasol vai receber a MAIOR das homenagens após confirmar aposentadoria
Nesta quarta-feira (31) o experiente Marc Gasol anunciou que está se aposentando das quadras de basquete. O pivô espanhol de 39 anos tomou a decisão e comunicou que, apesar de difícil, precisou optar por se retirar das quadras já que o corpo não estava mais lidando com as lesões que o atleta sofreu ao longo dos seus 20 anos de carreira.
Ele dedicou 13 anos da sua vida no basquete atuando na NBA, onde foi campeão na Temporada 2018/2019 pelo Toronto Raptors, jogou no Los Angeles Lakers em 2020, mas se destacou mesmo pela sua longa passagem pelo Memphis Grizzlies. Gasol foi a 48ª escolha geral do Draft de 2007 e, apesar de originalmente recrutado pela equipe de LA, foi trocado para os Grizzlies onde ficou de 2008 a 2019.
Por conta disso, a equipe do Oeste anunciou que fará uma das maiores homenagens que jogadores da NBA recebem de uma franquia: a camisa 33, que o pivô usou na equipe, será aposentada em uma cerimônia que vai ser realizada no próximo dia 6 de abril. A informação foi confirmada pela franquia nas redes sociais.
Marc Gasol teve uma carreira premiada
Apesar de ter conquistado um único título da NBA, Gasol teve muitas conquistas para comemorar em sua carreira, principalmente pela seleção espanhola, onde atuou ao lado de seu irmão mais velho, Pau Gasol. Por lá, ele ganhou duas medalhas de prata olímpicas (2008 e 2012), além de ter vencido duas edições da Copa do Mundo de Basquete, em 2006 e 2019 jogando em casa.
Na NBA, ele participou de três edições do All-Star Game e disputou 891 partidas da Temporada Regular, sendo 865 iniciando como titular. Ao todo, Gasol obteve médias de 14.0 pontos por partida, 7.4 rebotes e 3.4 em assistências, com uma eficiência de 48.1% nos arremessos.