Seleção da Irlanda se nega a cumprimentar a de Israel

O jogo entre Irlanda e Israel, válido pela qualificação da EuroBasket (campeonato de seleções) acabou oferecendo um momento que virou uma verdadeira torta de climão. Acontece que a seleção feminina da Irlanda decidiu não cumprimentar as suas adversárias antes da partida, que aconteceu na cidade de Riga, na Letônia.

Tal decisão foi motivada por conta dos comentários realizados por Dor Saar, jogadora israelense que acusou a equipe irlandesa de ser “bastante antissemita” em uma entrevista concedida momentos antes do jogo. Repudiando as declarações, a Confederação de Basquete da Irlanda levou o caso para a FIBA e classificou as acusações de “imprecisas”.

Em resposta às acusações da jogadora israelita, a Confederação irlandesa colocou suas jogadoras perfiladas para o hino nacional ao lado do banco de reservas e não no centro da quadra, como geralmente ocorre. Além disso, informaram por meio de nota que “não participaremos dos cumprimentos pré-jogo tradicionais com nossos próximos adversários”.

Irlanda acabou saindo derrotada da partida

Depois do climão que ficou entre as jogadoras das duas seleções, a partida aconteceu normalmente e o jogo foi dominado pela seleção de Israel. Em quadra, as atletas demonstraram superioridade e a partida acabou com uma vitória esmagadora pelo placar de 87×57.

Com a vitória, Israel conquistou seus dois primeiros pontos. Já a seleção da Irlanda também tem dois pontos, mas estes vieram de duas derrotas. A equipe já havia enfrentado a França em novembro do ano passado e sofreu uma dura derrota por 100×48. Israel volta a entrar em quadra já neste sábado (10), quando mede forças contra a seleção da Letônia. Já a Irlanda também terá as Letãs como adversárias, mas apenas no dia 6 de novembro.