Salário que Oscar ganharia na NBA é tão surreal que nos deixou sem palavras
Oscar Schmidt é um dos grandes nomes da história do basquete mundial e maior referência entre os atletas brasileiros da modalidade. Nosso ‘Mão Santa’ ganhou o título dos Jogos Pan-Americanas de 1987 carregando a seleção brasileira a uma conquista inesquecível contra os Estados Unidos. Com uma carreira consolidada, Oscar jogou no basquete europeu e teve uma oportunidade de jogar também na NBA.
No entanto, apesar de ter sido draftado em 1984 pelo New Jersey Nets, atual Brooklyn Nets, draftado como a sexta escolha geral, ele acabou recusando jogar nos Estados Unidos por que naquela época os jogadores brasileiros que optassem por jogar na NBA não poderiam defender a seleção nacional nas mais diversas competições.
O que mais impressiona na história é o salário que o time do Leste ofereceria ao astro brasileiro: Oscar ganharia no contrato com os Nets o valor de US$ 75 mil dólares. Tal contrato ainda era não-garantido, ou seja, o time poderia dispensar o jogador a qualquer momento caso o brasileiro não rendesse o esperado. Um valor totalmente fora da atual realidade, onde os jogadores recebem contratos milionários.
Rejeitar a NBA foi a melhor decisão que Oscar fez para o basquete brasileiro
Certamente, Oscar Schmidt teria feito sucesso na NBA, afinal, trata-se apenas do maior nome da história do esporte e também o maior pontuador da história, já que são quase 50 mil pontos marcados juntando a passagem pelos clubes brasileiros, europeus e pela seleção brasileira.
Mas recusar a principal Liga de clubes de basquete do Brasil foi uma das melhores coisas que o astro brasileiro fez. Afinal, se tivesse ido, ele teria desfalcado a seleção brasileira em diversas ocasiões, como os próprios Pan-Americanos de 1987, além de campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos.