100% oficial: Federação faz o anúncio e Corinthians está confirmado em torneio nacional
Nesta terça-feira, 27, a Liga de Basquete Feminino (LBF) promoveu o anúncio do Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino. O anúncio foi feito em São Paulo e a entidade anunciou as 11 equipes que farão parte da 13ª edição da competição. O número de times, por sinal, é um recorde da história do torneio.
As equipes do Corinthians, Ponta Grossa (PR) e São José (SP) farão a sua estreia e se juntarão a Santo André, Catanduva, Ituano, Sampaio Basquete (MA), SESI Araraquara, Mesquita (RJ), Campinas e Blumenau (SC).
O Corinthians, por sinal, será um dos responsáveis por protagonizar o duelo de abertura da competição, enfrentando outro estreante: o São José. As duas equipes se enfrentam nesta sexta-feira (1), a partir das 20h de Brasília, no Ginásio Wlamir Marques, onde o time do Parque São Jorge vai mandar os seus jogos na competição.
Novidade na competição brasileira vai além da estreia do Corinthians
Além de divulgar quais serão as equipes participantes da competição, a LBF também trouxe outras novidades que foram além das chegadas das novas equipes para disputar o título de campeão brasileiro de basquete feminino. Será disputada uma Copa entre as quatro melhores equipes do primeiro turno. O 1° enfrenta o 4° e o 2° duela contra o 3°. Os vencedores de cada partida decidem a Copa LBF.
A Copa vai ser realizada na cidade de Araraquara entre os dias 17 e 18 de maio. O tradicional Jogo das Estrelas vai acontecer em junho, com local a ainda ser confirmado.
Já o Campeonato Brasileiro segue com o mesmo formato, com as equipes jogando em turno e returno. As oito melhores equipes vão para os Playoffs que serão disputados em uma série melhor de três (quartas e semifinais). Já na grande final, o time campeão será conhecido em uma série melhor de cinco. O SESI Araraquara defende o título da competição.