Astros americanos do basquete passam VERGONHA na atual temporada da NBA

A NBA é o principal campeonato de basquete dos Estados Unidos e também do mundo. Apesar disso, a corrida pelo MVP desta temporada é dominada por jogadores que não são norte-americanos.

Nomes como Luka Doncic, da Eslovênia e do Dallas Mavericks, Nikola Jokic, da Sérvia e astro do Denver Nuggets, Giannis Antetokounmpo, do Bucks e que é nascido na Grécia, e por fim, Shai Gilgeous-Alexander, canadense que atua no Oklahoma City Thunder, são os principais candidatos no momento. A semelhança entre eles? Nenhum é norte-americano.

Ele é um jogador incrível, tenho observado ele. Ele é um grande cara. As coisas que ele faz em quadra são incríveis“, disse Doncic a respeito de Gilgeous-Alexander na noite da última quarta-feira (28).

O astro do Mavs também foi questionado sobre o MVP, mas preferiu evitar apontar um favorito. Para o esloveno, a NBA vive um grande momento na questão de craques.

“Talvez um não-americano (ganhe o MVP). Há muitos grandes jogadores, ainda há muitos grandes jogadores americanos. Acho que esta liga está repleta de talentos agora“, ressaltou.

Antetokounmpo e Jokic, por exemplo, venceram MVP’s de forma consecutiva. O atual vencedor é Joel Embiid, atleta que tem nacionalidade camaronesa. Há cinco temporadas que o prêmio não é entregue para um americano.

O último americano a conseguir o feito foi James Harden, na temporada 2017-18. Na ocasião, o astro estava no Houston Rockets e finalizou uma sequência de 11 anos de MVP vencidos apenas por atletas nascidos nos EUA.

Em 2023-24, Jokic e Gilgeous-Alexander lideram as listas para a conquista do MVP. O sérvio, inclusive, chama atenção por suas médias 26,1 pontos, 12,3 rebotes e 9,3 assistências, que correspondem a praticamente um triplo-duplo. O canadense ocupa o segundo lugar com (31.1), ainda atrás de Doncic (34.5).

A luta deve continuar acirrada até o final da temporada regular, quando teremos uma visão mais clara de quem merece o prêmio de melhor jogador de 2023-24 da NBA.