Luto no esporte: presidente da federação de basquete morre aos 50 anos

O último fim de semana foi de luto no basquete brasileiro: morreu aos 50 anos o presidente da Federação Goiana de Basquete (FGB), Ely Toscano Pascoal, em decorrência de um infarto fulminante. E o velório e o sepultamento ocorreram no mesmo dia, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. A informação é do Jornal Opção.

Ely estava no cargo desde 2009 e acumulava experiências como jogador antes de assumir a FGB. O dirigente tinha laços com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), o que fez a Seleção Brasileira atuar na capital goiana em algumas oportunidades.

O dirigente chegou a concorrer à presidência da CBB, em uma chapa formada com o vice-presidente da Federação Paulista de Basquete. A dupla, no entanto, perdeu para Guy Peixoto (atual presidente) e Magic Paula, atual vice-presidente da entidade.

O presidente da FGB completaria 51 anos em 2024. Nas redes sociais, amigos e familiares prestaram homenagens a sua partida precoce. A CBB também publicou uma nota lamentando a morte de Pascoal.

“A Confederação Brasileira de Basketball se solidariza com os amigos e filiados da Federação Goiana de Basketball após o falecimento do seu presidente, Ely Toscano Pascoal, na noite deste último sábado. Nossas condolências aos familiares e ao basquete goiano“, comunicou a entidade nacional.

Federações estaduais também prestaram homenagens ao dirigente. A Federação Paulista afirmou, em nota, que “o basquete nacional está de luto”. “Ely era um entusiasta, apaixonado e comprometido com o basquete e seu desenvolvimento, além de um ótimo gestor”, disse a entidade de São Paulo.