Agora é oficial: Lebron James é derrotado por Lionel Messi
Lebron James é um dos atletas com maior poder comercial no mundo. O astro do basquete fica atrás apenas de Lionel Messi, jogador de futebol do Inter Miami, em um levantamento feito pela SportsPro e divulgado pelo portal “GOAL”.
Em participação ao Footballco Business Podcast, Michael Long, diretor editorial da SportsPro, falou acerca da ascensão do argentino, que chegou a primeira colocação e se tornou o atleta mais comercializável do mundo.
“É uma dinâmica muito interessante ver Messi na América. Um jogo feito no céu do marketing”, disse o executivo, que também abordou outros fatores para o camisa 10 ter assumido a primeira colocação. Long destaca o grande poder de entretenimento no futebol, assim como a sua transferência do PSG para a Major League Soccer (MLS).
O dirigente afirma que ao atuar na MLS, o jogador se coloca em uma esfera de várias culturas e se aproxima também de outros esportes. A mudança pode, inclusive, segundo Long, colocar Messi no mesmo patamar de comercialização que David Beckham.
Por outro lado, cabe ressaltar que a primeira colocação de Messi não leva em conta apenas o seu desempenho em campo ou o seu status, mas também o apoio em causas nobres como caridade e inciativas sociais e ambientais. O atacante do Inter Miami tem uma parceria com a UNICEF, entre outras organizações. Para o diretor, isso é um fator essencial para o poder de comercialização.
Confira os dez desportistas com maior poder comercial do mundo
- Lionel Messi
- LeBron James
- Alex Morgan
- Giannis Antetokounmpo
- Megan Rapinoe
- Mikaela Schifrin
- Lewis Hamilton
- Simone Biles
- Kylian Mbappé
- Max Verstappen