Oficial: Grande disputa do basquete vai acontecer no Peru

Os Jogos Pan-Americanos de Basquete de 2027 vão acontecer no Peru. Em votação realizada na última terça-feira (12), na Assembleia Geral da Panam Sports, o país obteve 28 votos e superou Assunção, capital do Paraguai, na disputa.

Neven Ilic, presidente da Panam Sports, falou a respeito do evento e destacou o sucesso e a ambição que o Peru tem demonstrado para repetir bons desempenho nos anos anteriores.

“Quero destacar a transparência do processo e a irmandade de ambas as nações que competiram de forma saudável pelo direito de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027. Quero parabenizar Lima, o Comitê Olímpico Peruano e seu presidente Renzo Manyari, e todo o Peru por esta tremenda conquista. Há alguns anos fizeram vibrar um continente inteiro e hoje, com mais experiência e uma infraestrutura espetacular, querem repetir ou melhorar o sucesso alcançado em 2019“, disse o mandatário.

Brasil tem boas lembranças de Jogos Pan-Americanos no Peru

Foi em Lima que o esporte brasileiro conseguiu uma de suas melhores campanhas no quadro de medalhas. Foram 169 medalhas (54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes), terminando na segunda colocação em geral, atrás apenas dos Estados Unidos. Foi a primeira vez desde São Paulo 1963 que isso acontece.

Segundo a assessoria de imprensa do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), “41 modalidades conquistaram medalhas em Lima, sendo que 22 ganharam ao menos um ouro. Quatro anos depois, em Santiago, o Time Brasil voltou a superar esse recorde histórico ao conquistar 205 medalhas, sendo 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes“.

Por fim, vale lembrar que o basquete faz parte das modalidades que são disputadas nos Jogos Pan-Americanos.