NBA é superada em audiência por decisão do basquete universitário
A final do basquete universitário da NCAA superou a NBA em números de audiência. Segundo dados, o duelo entre South Carolina e Iowa atingiu um total de 18,7 milhões de telespectadores, acima de qualquer duelo da principal liga do mundo nas últimas cinco temporadas.
No geral, a competição também foi a principal nos números, fora da NFL ou Olímpiadas, desde 2019 em solo norte-americano. O pico de audiência da grande final chegou a ser de 24 milhões.
Vale lembrar que, diferente da NBA, a NCAA tem sua decisão em apenas uma partida, o que ajuda a concentrar todas as decisões. Já a principal liga de basquete no mundo, por outro lado, é definida em séries, com mais de um duelo entre os finalistas.
Além disso, a decisão do torneio universitário desta temporada contou com Caitlin Clark, considerada por muitos uma das principais promessas do basquete. A jogada de Iowa atingiu números surpreendentes, rendendo elogios até mesmo de Lebron James.
Por outro lado, sua equipe não conseguiu o título na grande final. Ainda assim, Clark vai participar do draft da WNBA, o principal torneio de basquete feminino no mundo. Ela deve ser a primeira escolha. Bem como, ela deve disputar a liga de basquete 3×3 do rapper Ice Cube.
O mesmo pode se dizer de Kamilla Cardoso, jogadora brasileira da South Carolina, que também se coloca como uma das grandes promessas da futura geração do basquete feminino. Kamilla vai participar do draft da WNBA e tem projeções para ser a quarta escolha.