Quem é o favorito para ser o novo técnico da Seleção Brasileira?
A Seleção Brasileira busca um nome para suceder Gustavinho no comando do basquete masculino. O treinador foi desligado do cargo na última quarta-feira (17) após problemas internos com a direção do CBB. Segundo Demetrio Vecchioli, do “UOL Esporte”, já há um favorito para o cargo.
O nome seria Aleksandar Petrović. O croata treinou a equipe entre 2017 e 2021, mas saiu após não conseguir a classificação no Pré-Olímpico de Tókio. Além disso, ele também treinava o Pesaro, da Itália, e decidiu focar apenas no clube.
Caso volte, o profissional teria a mesma missão: levar a Seleção Brasileira as Olímpiadas, desta vez em Paris. O Pré-Olímpico acontece no dia 2 de julho, ou seja, são cerca de 70 dias até a competição, que dá ao seu campeão uma vaga nos Jogos Olímpicos.
Porque Gustavinho foi demitido da Seleção Brasileira?
De acordo com o comunicado da CBB, a saída de Gustavinho se deu em “comum acordo”. Apesar disso, segundo Vecchioli, a relação do profissional com os diretores não era boa desde a Copa do Mundo da FIBA, quando o Brasil não conseguiu a vaga direta para as Olímpiadas.
A situação foi piorando posteriormente, quando o treinador deixou o comando do Brasil nas mãos de Helinho para se concentrar na disputa do Pré-Olímpico. O auxiliar ficou a frente nos jogos contra o Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa América.
De acordo com o jornalista, a gota d’agua aconteceu quando o “CEO”, Marcelo Pará, pediu que Gustavinho informasse a Vitor Galvani, outro auxiliar da sua comissão, que estava demitido. O profissional se recusou.
Pará então pediu ao diretor técnico Diego Jeleilate, que também não quis repassar a informação. Ele também deixou o cargo, que agora é ocupado por Victor Mansure.