10 jogadores da NBA que nunca venceram o prêmio de jogador defensivo

No mundo do basquete, há um ditado que diz “Defesa ganha campeonatos”. Vários defensores notáveis já foram premiados com o prêmio de Jogador Defensivo do Ano da NBA. Este prêmio é concedido anualmente ao melhor defensor da temporada regular.

No entanto, houve momentos em que grandes defensores foram negligenciados para o prêmio. Vamos dar uma olhada nos 10 jogadores da NBA mais surpreendentes que nunca ganharam o prêmio de Jogador Defensivo do Ano.

10. Shawn Marion

Shawn Marion desempenhou um papel fundamental como o grande homem do pequeno jogo do Seven Seconds or Less Phoenix Suns. Com sua defesa, os Suns emergiram como um legítimo concorrente aos playoffs, assim como Draymond Green afeta positivamente o Golden State Warriors hoje.

Mas surpreendentemente e ao contrário de Green, Marion nunca ganhou o prêmio de Jogador Defensivo do Ano. Ele chegou perto de ganhar o prêmio na temporada 2006-07, quando teve médias de 2.0 roubos e 1.7 tocos por jogo, mas terminou apenas em quarto lugar.

Mesmo depois de pendurar seus tênis de basquete, The Matrix continua se perguntando por que nunca ganhou o prêmio pelo menos uma vez ou pelo menos foi incluído em algumas equipes All-Defensive.

9. Serge Ibaka

Serge Ibaka era o protetor de aro residente do Oklahoma City Thunder na época. Ele desempenhou um papel central na corrida do Thunder para as finais da NBA em 2012. Mas apesar de liderar a NBA em tocos por dois anos consecutivos e fazer três seleções para o Primeiro Time Defensivo, é surpreendente que Ibaka não tenha ganhado o prêmio de Jogador Defensivo do Ano.

Ele terminou como vice-campeão em 2012, em terceiro lugar em 2013 e em quarto lugar em 2014. Na verdade, até mesmo Dwight Howard, três vezes vencedor do Jogador Defensivo do Ano, esperava que Ibaka vencesse em 2012 e 2013.

8. Andrei Kirilenko

Conhecido como um canivete suíço, Andrei Kirilenko era um defensor de elite na linha de perímetro. Como resultado, ele era um destaque na corrida pelo Jogador Defensivo do Ano. Embora tenha sido selecionado três vezes para o All-Defensive Team, o prêmio de Jogador Defensivo do Ano permaneceu elusivo ao longo de sua carreira. Embora fosse um destaque na corrida pelo DPOY, Kirilenko só terminou entre os cinco primeiros duas vezes, em quinto lugar em 2004 e em terceiro em 2006. Kirilenko até liderou a NBA em tocos em 2005.

7. Anthony Davis

Anthony Davis respondeu ao chamado do Los Angeles Lakers, finalmente se mantendo saudável o suficiente para produzir números de MVP. Fazendo um impacto em ambos os lados da quadra, Davis também era um defensor confiável e protetor de aro. Ele teve médias de 2.3 tocos e 1.2 roubos por jogo na temporada 2023-24.

Infelizmente, Davis ficou de fora dos três primeiros colocados na corrida pelo DPOY este ano. Vale ressaltar que Davis foi um candidato ao DPOY por cinco temporadas, incluindo 2020, quando terminou como vice-campeão. Davis também liderou a NBA em tocos três vezes em sua carreira.

6. Scottie Pippen

Scottie Pippen foi o jogador ideal dos dois lados da quadra que se encaixava bem com Michael Jordan. Ele foi um jogador importante nos dois triunfos consecutivos dos Bulls. No entanto, a defesa de perímetro de Pippen muitas vezes foi negligenciada.

Na verdade, ele liderou a NBA em roubos uma vez e foi selecionado para o All-Defensive Team 10 vezes em sua carreira. Além disso, Pippen foi um destaque na corrida pelo DPOY, terminando entre os dez primeiros por nove temporadas, com vice-campeonatos consecutivos em 1995 e 1996.

5. Tim Duncan

Tim Duncan teve um impacto significativo tanto ofensivamente quanto defensivamente na dinastia do San Antonio Spurs. Como resultado, foi um mistério o Fudamental Grande terminar sua carreira sem um único prêmio de Jogador Defensivo do Ano.

Duncan foi candidato ao prêmio por 15 temporadas. Em 2001 e 2007, Duncan chegou mais perto de ganhar o prêmio depois de terminar em terceiro lugar. Duncan conquistou 15 honrarias no All-Defensive Team em sua carreira.

4. Wilt Chamberlain

Dado que o prêmio foi concedido pela primeira vez na temporada 1982-83, Wilt Chamberlain nunca teve a chance de ganhar um prêmio de Jogador Defensivo do Ano devido a já estar aposentado quando o prêmio foi criado. Infelizmente, os tocos não foram contabilizados em sua carreira também.

No entanto, se o prêmio tivesse sido concedido anteriormente, Chamberlain certamente teria acumulado inúmeros prêmios de Jogador Defensivo do Ano. Ele foi selecionado duas vezes para o Primeiro Time Defensivo.

3. Bill Russell

O ponto focal da dinastia dos Celtics, Russell levou o Boston a 11 campeonatos da NBA. No entanto, dado que ele era parte de uma era anterior, Russell não apenas perdeu o prêmio de MVP das Finais, mas também não teve a chance de ganhar o prêmio de Jogador Defensivo do Ano.

Com tamanho e talento de Russell, o ex-grande homem dos Celtics certamente teria dominado o caminho para uma série de prêmios DPOY. Ele chegou a ser selecionado uma vez para o Primeiro Time Defensivo.

2. Kareem Abdul-Jabbar

Kareem Abdul-Jabbar era conhecido por seu gancho épico característico. No entanto, graças ao seu tamanho e habilidades, Kareem também era uma ameaça no lado defensivo. Na verdade, o seis vezes campeão da NBA até liderou a NBA em tocos três vezes, uma vez que os tocos foram oficialmente contabilizados pela liga. Além disso, Kareem também foi selecionado 11 vezes para o Time Defensivo. Infelizmente, o prêmio de Jogador Defensivo do Ano foi concedido quando Kareem já tinha 35 anos.

1. LeBron James

Como o melhor jogador de basquete do mundo, LeBron James tem um impacto significativo nos dois lados da quadra. De fato, foi seu bloqueio característico que selou o histórico campeonato da NBA em 2016.

Mas apesar de sua marca na defesa, James de alguma forma perdeu o prêmio de Jogador Defensivo do Ano. Na verdade, ele terminou como vice-campeão em 2009 e 2013. James perdeu para Dwight Howard em 2009 e Marc Gasol em 2013. Este último nem sequer foi selecionado para o Primeiro Time Defensivo.