Federação Paulista de Basquete atinge marca histórica

A Federação Paulista de Basquete completou, na última segunda-feira (29), 100 anos de fundação. A organização é marcada por várias contribuições de sucesso para o esporte em solo paulista e brasileiro.

Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), falou a respeito da marca, que representa uma grande história da FPB.

“Estamos falando de uma data muito emblemática. Em 100 anos, a Federação Paulista de Basketball contribuiu de maneira incontestável para o desenvolvimento do basquete no Brasil. Ao longo de um século, surgiram nos campeonatos da Federação diversos ídolos do nosso esporte que ajudaram o basquete nacional a ser reconhecido no mundo todo. Isso é fruto de um trabalho muito bem feito, em conjunto com os clubes federados, que começa nas competições de base e vai até o profissional, culminando no campeonato estadual mais importante do país. Felicito a todos que participaram da construção dessa trajetória tão bonita”, disse o executivo.

Atualmente, a Federação Paulista de Basquete possuí 57 equipes filiadas. Alguns deles fazem parte, também, da LNB. É o caso de:  Mogi Basquete, Bauru Basket, Paulistano, Pinheiros, Coop São José Basketball, São Paulo, Sesi Franca e Corinthians.

Enyo Corrêa, diretor-presidente da FPB, também destacou a data importante para a história da federação.

“É um dia em que não posso dar parabéns apenas para a Federação. É o momento da dar parabéns aos clubes, jogadores, dirigentes e ao público que gosta do basquete. Todos participaram dessa extraordinária história e ajudam a fortalecer a cada dia mais o basquete paulista. Estamos preparados para os próximos 100 anos”, ressaltou.

A Federação Paulista de Basquete organiza 18 campeonatos, incluindo base (desde sub-12 até sub-20), adulto, tanto no masculino, como no feminino, que contam com seus respectivos campeonato estaduais.