Essa é a franquia que mais perdeu finais de conferência em toda história da NBA
As finais de conferência da NBA começam na última terça-feira (21). O Boston Celtics aparece como um dos principais favoritos não só pelo momento, mas também pela história, afinal a franquia tem 17 vitórias da liga. Por outro lado, a mesma equipe também amarga uma marca negativa.
Ao todo, o Celtics acumula incríveis 38 finais de conferência na história. Desse total, em 22 ocasiões avançou a grande decisão, ou seja, em outras 16 a equipe acabou com uma derrota. No século 21, foram nove finais no Leste, mas só três vitórias. 2008 (quando foi campeão da NBA), 2010 e 2022.
Como dito anteriormente, a franquia aparece como a principal favorita para conquistar o título da liga nesta temporada. Apesar disso, vai ter que lutar contra um retrospecto bastante desfavorável.
Curiosamente, o Indiana Pacers, que é adversário do Celtics na decisão, também não possuí uma grande sorte quando o assunto é final de conferência. A franquia não conseguiu avançar em sete ocasiões.
O Lakers é outro exemplo de má sorte nessa fase. Foram cinco derrotas em Los Angeles e outras duas como Minneapolis Lakers (1964 e 1968).
Pacers e Celtics fazem o Jogo 3 da final da Conferência Leste da NBA neste sábado (25), a partir das 21h30 (de Brasília), no Gainbridge Fieldhouse, em Indianapolis.
Já no domingo (26), é a vez de Dallas Mavericks e Minnesota Timberwolves darem sequência na disputa da Conferência Oeste. O duelo começa às 21h (também de Brasília), no American Airlines Center, no Texas. O confronto também vale pelo Jogo 3 da decisão.