Técnico da NBA é demitido após quase cinco temporadas a frente do time

A dança das cadeiras dos técnicos da NBA continua. Desta vez, o Cleveland Cavaliers anunciou que J.B. Bickerstaff não continua na equipe. O profissional de 45 anos deixa a franquia após quatro temporadas e três classificações para os playoffs.

Ao todo, Bickerstaff acumulou 170 triunfos em sua passagem por Ohio. A primeira vitória nos playoffs aconteceu em 2018, a primeira sem Lebron James. Ele possuía dois anos restantes de contrato e um salário de US$ 10 milhões a receber.

De acordo com o “The Athletic”, Kenny Atkinson, auxiliar do Golden State Warriors, e James Borrego, assistente do New Orleans Pelicans, são os principais candidatos a assumir a vaga. Ambos possuem experiências anteriores como técnicos.

Demissão esperada

Após a eliminação para o Boston Celtics nos playoffs, o “The Athletic” informou que o cargo de Bickerstaff estava em risco. A demissão vem oito dias após a queda nas semifinais da Conferência Leste da NBA.

Apesar do Cavs ter melhorado o rendimento sob o comando do profissional, havia desconfiança por parte dos jogadores em sua continuidade. Segundo o portal, Donovan Mitchell e outros questionavam uma série de métodos adotados pelo treinador.

“De forma justa ou não, esses jogadores questionaram as estratégias, a gestão do jogo, os hábitos de treino e as medidas de responsabilização, privada e pública, ao longo da temporada. Bickerstaff teve que gerenciar um elenco que era constantemente atormentado por jogadores lesionados perdendo jogos, bem como a pressão em toda a organização para convencer Mitchell a aceitar uma extensão de quatro anos e US$ 208 milhões”, disseram os repórteres Joe Vardon, Shams Charania e Jason Lloyd.

Por fim, o Cleveland deve definir nas próximas semanas quem será o técnico da franquia na temporada 2024-25 da NBA.