Alguma franquia da NBA já conseguiu reverter um 0-3 nos Playoffs?

Após o Celtics garantir a primeira vaga nas finais da NBA ao varrer o Indiana Pacers, o Minnesota Timberwolves tem a dura missão de evitar a eliminação no quarto jogo da série contra o Dallas Mavericks. Mas alguma equipe já conseguiu o feito que a franquia de Minneapolis precisa?

Estamos falando de reverter um 3 a 0 em uma das finais de conferência. Algo que parece ser praticamente improvável, mas não impossível no basquete. Apesar disso, nenhuma equipe jamais foi capaz de realizar essa façanha.

Um levantamento do jornal “As” apontou que, das 154 séries que tivemos até então, apenas quatro equipes (3% delas) conseguiram sair de um 3 a 0 e forçar um sétimo jogo, mas acabaram perdendo no duelo decisivo.

A última vez, inclusive, foi na temporada 2022-23, onde o Miami Heat abriu a vantagem sobre o Boston Celtics, mas cedeu um 3 a 3. No Jogo 7, a franquia da Flórida levou a melhor e avançou para a grande final da NBA.

Uma situação parecida aconteceu em 2003, quando o Dallas Mavericks frustrou os planos do Portland Trail Blazers de fazer uma virada épica. O mesmo aconteceu quando o Utah Jazz quase deixou a vaga escapar para o Denver Nuggets.

Por fim, a primeira ‘quase virada’ aconteceu em 1951, quando o Rochester Royals (atual Sacramento Kings) viu a sua vantagem contra o New York Knicks desaparecer. Apesar disso, conseguiu triunfar no sétimo jogo.

Dallas Mavericks e Minnesota Timberwolves fazem o Jogo 4 das finais do Oeste da NBA nesta terça-feira (28), a partir das 21h30 (de Brasília), no American Airlines Center. Um triunfo dos Texanos varre a franquia de Minneapolis da série.