Depois da carreira de jogador, Jerry West teve visão de gênio e deu presente aos Lakers

A morte de Jerry West aos 86 anos na manhã desta quarta-feira (12) chocou o mundo da NBA. O ídolo do Los Angeles Lakers tinha uma visão de gênio e deixou uma marca eterna na franquia.

A carreira de West vai muito além da quadra. Além de ser o homem que dá forma ao logo da NBA, ele também foi o responsável por trazer Shaquille O’Neal para a franquia. E também por escolher Kobe Bryant, formando uma das maiores duplas da história da liga.

Além do Lakers, West também trabalhou como executivo em outras equipes como Memphis Grizzlies, Golden State Warriors e LA Clippers.

Como jogador, o ídolo da NBA detém uma marca incrível e que nunca foi alcançada por qualquer outro atleta, que é ser o MVP das Finais mesmo com uma derrota. O episódio aconteceu em 1969, nas finais contra o Celtics. O desempenho de West foi tão grandioso que a liga decidiu dar o prêmio para ele, mesmo com o revés por 4 a 3 na decisão.

Naquela partida, Jerry West teve um desempenho de outro mundo e mesmo com um Lakers recheado de craques, como Wilt Chamberlain, ele praticamente carregou a equipe sozinha nas finais, com uma média superior a 37 pontos nas sete partidas. No último jogo, por exemplo, anotou 42 pontos e 12 assistências.

Três temporadas depois veio a redenção, com o título (o único de sua carreira como jogador). O Lakers bateu o New York Knicks e conquistou a NBA pela primeira vez desde a mudança de Minneapolis para Los Angeles.