Relembre os caminhos “mais fáceis” para o título da NBA nos últimos anos

O Boston Celtics se tornou campeão da NBA na última segunda-feira (17) após bater o Dallas Mavericks, nas finais. Para muitos, o caminho da franquia do Massachusetts foi um dos mais fáceis dos últimos anos. O portal “Bleacher Report” traçou uma lista, desde 2010, com as franquias que tiveram os confrontos mais favoráveis para chegar ao título da liga.

Como base para definir quem teve de fato os confrontos mais tranquilos, o site utilizou a porcentagem de vitórias dos campeões na temporada regular e também nos playoffs da NBA.

O caminho mais fácil para o título da NBA

Los Angeles Lakers – 2010

  • Porcentagem média de vitórias do adversário: 0,63
  • Média de seed do adversário: 5

O último título da carreira de Kobe Bryant. Na ocasião, o Lakers não enfrentou as melhores equipes já que os principais cabeças de chave que eram Dallas Mavericks e Denver Nuggets, caíram na primeira rodada. Já o Cleveland Cavaliers, líder do Leste, caiu na segunda rodada.

Milwaukee Bucks – 2021

  • Porcentagem média de vitórias do adversário: 0,62
  • Média do oponente: 3,75

Liderados por Giannis Antetokounmpo, o Bucks conquistou o segundo título da NBA. Nos playoffs, passaram por Brooklyn Nets, Atlanta Hawks e nas finais derrotaram o Phoenix Suns. Durante a caminhada, boa parte dos adversários sofreram com lesões.

Golden State Warriors – 2015

  • Porcentagem média de vitórias do adversário: 0,64
  • Média do adversário: 4,25

Outra equipe que venceu a liga e enfrentou adversários que sofreram com lesões. O Dubs passou pelo New Orleans Pelicans, pelo Memphis Grizzlies e o Houston Rockets, que tiveram problemas durante as séries. No final, a franquia de San Francisco ficou com o título.

Miami Heat – 2013

  • Porcentagem média de vitórias do adversário: 0,58
  • Média do oponente: 4,5

O Heat pegou um Bucks que não teve uma fase regular boa. Além disso, enfrentou Chicago Bulls e Indiana Pacers desfalcados. Na final, reverteu um 3-2 na série diante do San Antonio Spurs e conquistou a NBA daquela temporada.

Los Angeles Lakers – 2020

  • Porcentagem média de vitórias do adversário: 0,58
  • Média de cabeças de chave do adversário: 5

A NBA desta temporada foi totalmente atípica em decorrência da pandemia da Covid-19. Os jogos aconteceram em Orlando, na Flórida. O Lakers enfrentou o Portland Trail Blazers nos playoffs, que na época tinha Damian Lillard como principal jogador. O astro, no entanto, ficou de fora do Jogo 5. Na sequência, passou por Rockets e Nuggets e, na final, venceu o Miami Heat sem dois dos principais jogadores.

Boston Celtics – 2024

  • Porcentagem média de vitórias do adversário: 0,58
  • Média do oponente: 5,75

O Celtics passou por um Heat, que não teve Jimmy Butler por quase toda a série e também pelo Cleveland Cavaliers, que não contou com Jarrett Allen na série e Donovan Mitchell nos Jogos 4 e 5. Por fim, venceu o Indiana Pacers, sexto cabeça de chave, nas finais de conferência. Por fim, venceu o Dallas de forma avassaladora.

Denver Nuggets – 2023

  • Porcentagem média de vitórias do adversário: 0,53
  • Média do adversário: 6,75

A franquia enfrentou os adversários com a menor média de vitórias. Além disso, encarou equipes que pegaram as últimas vagas na fase regular, como o Heat, último classificado do Leste aos playoffs. Na final, superou o Phoenix Suns que mesmo sem Chris Paul até conseguiu resistir, mas o Nuggets aproveitou a ausência do astro para conquistar o título.