Campeão Brasileiro teve grande parcela de ajuda na vaga da Seleção para Olímpiada
O Franca, atual campeão do NBB, teve uma grande parcela de ajuda na conquista da Seleção Brasileira, que garantiu a vaga para as Olímpiadas de Paris 2024 após vencer o Pré-Olímpico de Riga, na Letônia. Jogadores que estão e que passaram pelo elenco paulista fazem parte do time canarinho.
Atualmente o trio Helinho Garcia, Lucas Dias e Georginho está cedido a seleção. Enquanto isso, Léo Meindl e Didi Louzada são formados na base francana. Já Vitor Benite acumula uma passagem pela equipe no começo da carreira.
Meindl acumula 15 partidas da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) pelo Touro. Ele foi vice-campeão em 2012 e logo em seguida teve uma grande ascensão na carreira, aparecendo em convocações da Seleção Brasileira.
No confronto decisivo, contra a Letônia, Léo atuou por 34 minutos e anotou 20 pontos, sendo o segundo maior pontuador da equipe, atrás apenas de Bruno Caboclo, que foi o cestinha do duelo.
Já Didi Louzada também obteve um crescimento exponencial na carreira logo de cara. Após vencer a LDB, o sul-americano e um paulista pelo Franca, o jogador se transferiu para a NBA, onde atuou por Atlanta Hawks e New Orleans Pelicans. Ele também acumula uma passagem pelo basquete da Austrália antes de retornar ao Brasil para atuar no Flamengo.
Louzada não teve muito tempo em quadra na final do Pré-Olímpico e, com isso, não conseguiu marcar pontos.
O Brasil se prepara para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A competição acontece entre os dias 27 de julho e 11 de agosto. A seleção estreia contra a França, de Victor Wembanyama, astro do San Antonio Spurs.