NBA mira expansão da marca em território europeu; saiba mais

A NBA está em busca de expandir a marca para outros continentes. Segundo a “Associated Press” (AP), o comissário Adam Silver está em tratativas com a FIBA para novos investimentos. África e China são exemplos de países que possuem a presença da liga norte-americana.

Agora, os olhares estão na Europa. O Velho Continente é visto como um grande lugar para se investir e tem uma grande oportunidade de mercado para a NBA. Somente a mídia, por exemplo, está avaliada em US$ 20 bilhões.

“Acredito que há uma oportunidade enorme aqui [na Europa]. Há uma iniciativa entre os proprietários de equipes para um investimento adicional no basquete global. Dada a qualidade do basquete aqui na Europa, parece fazer sentido que também deveríamos estar fazendo algo”, destacou Silver.

Fábio Wolff, diretor da Wolff Sports e que também na atua na área do marketing esportivo, apontou o grande crescimento de jogadores europeus na NBA nas últimas temporadas. Esses atletas, inclusive, tem conquistado prêmios de MVP, que antes ficavam nas mãos dos americanos.

“A participação cada vez maior de atletas europeus na NBA é um fator que potencializa a expansão da liga para o continente. Quando temos em quadra jogadores que representam boa parte do público daquele local, a conexão com os torcedores é amplificada, gerando resultados positivos para a relação entre liga, fãs e equipes”, disse Wolff.

Na última temporada, a NBA acumulou receitas de US$ 10,2 bilhões (cerca de R$ 51 bilhões). A liga cada vez mais vem arrecadando em transmissões fora dos EUA e também em bilheteria, o que essa possibilidade de expansão para outros países e continentes.