Falsa seleção sul-americana engana organização e participa de torneio amistoso de basquete

Uma falsa seleção colombiana de basquete conseguiu participar de um torneio amistoso na Rússia. Se passando pela nação sul-americana, os jogadores conseguiram as passagens aéreas e estadia em hotel quatro estrelas para a disputa do campeonato.

O que levou a suspeita de que não era a verdadeira equipe da Colômbia foi a grande diferença no placar. Afinal, no primeiro duelo frente a Rússia, o marcador apontava 41 a 2 no primeiro quarto. No final, os russos venceram por 155 a 53. Diante da Venezuela, nova derrota por 107 a 58.

O torneio amistoso serve para manter a seleção da russa em atividade. A equipe está proibida de disputar competições FIBA em decorrência da invasão na Ucrânia. Apesar disso, os amistosos acabaram suspensos depois de descobrir que não era a verdadeira seleção da Colômbia.

“Gostaríamos de enfatizar que todas as nossas interações com a equipe do governo colombiano foram realizadas exclusivamente através de canais de comunicação oficiais. Nossa posição permanece a mesma: todas as comunicações e coordenação são realizadas apenas através de fontes verificadas e oficiais”, disse Andrei Kirilenko, presidente da Federação de basquete da Rússia.

A mente por trás da história

O grande nome dessa confusão foi Christian David Mosquera Duran, que é colombiano, mas mora na Rússia. Ele invadiu os e-mails da federação e conseguiu a inscrição dos jovens atletas e ainda contou com a sorte de que ninguém teve a identidade verificada antes do campeonato.

Duran, inclusive, é jogador de basquete da modalidade 3 vs 3. Ele atua por uma equipe amadora de Kazan, que disputa a terceira divisão na categoria.

A federação colombiana afirmou que não se tratava de um time filiado e prometeu tomar medidas contra a falsa equipe.