Times brasileiros são comunicados e estão fora de campeonato Sul-Americano de basquete

Pelo segundo ano consecutivo, os times brasileiros não vão participar da Liga Sul-Americana de Basquete. A ausência se deve ao problema entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB). Na terça-feira (17) a FIBA comunicou a decisão por meio de um ofício enviado à LNB.

As duas entidades brasileiras romperam relações no ano passado. Com isso, o Novo Basquete Brasil (NBB) não tem uma chancela de competição nacional. Dessa forma, não fornece vagas para algumas competições internacionais. Apesar disso, o Campeonato Brasileiro da CBB também não recebeu nenhum convite para a disputa da Liga Sul-Americana.

Em contato com o “ge”, a FIBA não confirmou que o torneio ficará sem times brasileiros, mas que deve emitir uma resposta oficial até o final dessa semana.

Vasco se manifesta sobre decisão

O Vasco Basquete emitiu uma nota lamentando a ausência dos times brasileiros. O Cruzmaltino terminou em quinto lugar no NBB 2024/25 e teria direito a uma vaga na competição continental. O clube também questionou a participação de brasileiros na Champions League das Américas.

“Na última terça-feira (17/09), com grande surpresa, o R10 Score Vasco da Gama foi comunicado que a participação das equipes brasileiras na Liga Sul-Americana de Basquete está proibida, mantendo a decisão do ano passado. O que nos causa estranheza é o Brasil ser banido do sul-americano, mas poder participar da Basketball Champions League Américas (BCLA). A Federação Internacional de Basquete (FIBA) alega que as vagas de ambas as competições são da Confederação Brasileira de Basketball (CBB)”, diz um trecho da nota.