Locutor de equipe mais antigo na história da NBA morre aos 91 anos
Al McCoy, histórico locutor do Phoenix Suns e o mais antigo na profissão dentro da NBA, morreu aos 91 anos no último sábado (21). A confirmação veio através de um comunicado da franquia do Arizona. A causa da morte, no entanto, não foi revelada.
“O locutor de equipe mais antigo da história da NBA, McCoy era amplamente conhecido como o “reitor das emissoras da NBA” por seus anos de serviço e estilo único de transmissão. Ele serviu 51 temporadas como “A Voz dos Suns”, convocando seu primeiro jogo em 27 de setembro de 1972 e seu último em 11 de maio de 2023″, diz um trecho comunicado.
Ainda em nota, o Suns relembrou as chamadas memoráveis do locutor e que ele ficará eternamente na história dos torcedores que alguma vez já foram ao Footprint Center.
As chamadas inesquecíveis de McCoy dos momentos mais memoráveis da história do Suns, incluindo três viagens para as finais da NBA, e suas frases de marca registrada de “Shazam!” para “Zing Go the Strings” para “Heartbreak Hotel” consolidaram seu legado em todo o Arizona e na NBA. Sua voz distinta, descrições vívidas e profundo conhecimento do jogo criaram um estilo único que permaneceu um marco por mais de cinco décadas. McCoy será para sempre conhecido como a Voz do Phoenix Suns”, acrescentou.
O ex-jogador Charles Barkley também expressou suas condolências com a morte do locutor.
“Este é um dia triste para o Suns e para a família Suns. Al McCoy representou tudo o que há de bom em Phoenix, no Phoenix Suns e nas pessoas que amam basquete. Fui abençoado e honrado por trabalhar com Al e vou sentir falta dele”, disse o comentarista, por meio de um comunicado.
McCoy faz parte do Ring of Honor da franquia e foi indicado, em 2009, ao Hall da Fama dos Esportes do Arizona. Ele também ganhou o Curt Gowdy Media Award do Naismith Basketball Hall of Fame, em 2007.