Membro do Hall da Fama do basquete e lenda da NBA morre aos 58 anos

Dikembe Mutombo, membro do Hall da Fama do basquete e lenda da NBA, morreu aos 58 anos conforme um comunicado na última sexta-feira (27). Ele era de Kinshasa, na República Democrática do Congo, e disputou a principal liga do mundo entre 1991 e 2009.

A causa da morte não foi divulgada, mas Mutombo enfrentava um câncer no cérebro desde 2022. O comissário da NBA, Adam Silver, se manifestou sobre o falecimento do ex-jogador.

“Dikembe Mutombo era simplesmente maior que a vida. Na quadra, ele foi um dos maiores bloqueadores e defensores da história da NBA. Fora dela, dedicou seu coração e alma para ajudar os outros. Não havia ninguém mais qualificado do que Dikembe para servir como o primeiro embaixador global da NBA. Ele era um humanitário em sua essência. Adorava o que o basquete poderia fazer para ter um impacto positivo nas comunidades, especialmente na sua terra natal, a República Democrática do Congo, e em todo o continente africano”, disse o comissário da liga, em um trecho da nota.

Enquanto jogador, passou pelo Denver Nuggets, equipe que o selecionou no draft. Depois, rodou por Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets (hoje Brooklyn Nets), New York Knicks e Houston Rockets. Mutombo se destacou por ser o segundo atleta com o maior número de tocos na história da liga, com 3.289, ficando atrás apenas de Hakeem Olajuwon, que somou 3.830.

“Em nome de toda a família da NBA, envio minhas mais profundas condolências à esposa de Dikembe, Rose, e aos seus filhos; seus muitos amigos; e à comunidade global do basquete que ele realmente amava e que também o amava”, completou Silver, ao final da nota.