Dikembe Mutombo: Conheça a lenda da NBA que morreu nesta semana

Ídolo da NBA, Dikembe Mutombo morreu na última segunda-feira (30) aos 58 anos. O ex-jogador lutava contra um câncer no cérebro, mas não resistiu. Nos seus tempos de quadra, o pivô marcou época, especialmente pelo estilo de jogo na defesa.

Não atoa, Mutombo é o segundo jogador que mais distribuiu tocos na história da NBA. Ele era temido pelos adversários que sabiam que teriam problemas pra chegar à cesta. O congolês, inclusive, tem um duelo emblemático com Michael Jordan, em 1997.

Os dois atuaram juntos no All-Star Game onde Mutombo brincou com o ídolo sobre ele nunca ter conseguido um dunk contra si. Poucos meses depois, aconteceu o confronto entre Atlanta Hawks e Chicago Bulls que reuniu os dois frente a frente pela primeira vez.

Jordan, com toda sua classe, conseguiu fazer uma enterrada perante a defesa de Mutombo e comemorou com provocações. O pivô levou na esportiva.

Além do Hawks, o congolês também passou por equipes como Denver Nuggets, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets [atual Brooklyn Nets], New York Knicks e Houston Rockets.

Ao total, Dikembe Mutombo teve oito seleções para o All-Star Game (1992, 1995 a 1998 e 2000 a 2002) e venceu o prêmio de melhor defensor da NBA em quatro oportunidades (1995, 1997, 1998 e 2001). O seu número, 55, foi aposentado pelo Hawks e Nuggets.

Como dito anteriormente, o ídolo da NBA também é o segundo maior jogador com tocos na história da liga, com 3.289. Mutombo fica atrás apenas de Hakeem Olajuwon, que acumulou 3.830 tocos na carreira.