Antigos astros da NBA que acabaram se tornando treinadores
Não é incomum vermos ex-jogadores que se tornam treinadores na NBA. Vários decidiram continuar nas quadras como comandantes de equipes após terminarem suas carreiras como jogadores na principal liga do mundo.
O site “Clutch Points” fez um levantamento sobre esses nomes que antes eram astros das quadras e que já atuaram ou ainda seguem em uma posição de destaque como técnicos.
Dez astros da NBA que se tornaram técnicos
- Phil Jackson – Treinou Lakers e Chicago Bulls, como jogador defendeu o New York Knicks.
- Steve Kerr – Atual técnico do Golden State Warriors, como atleta passou por Chicago Bulls e San Antonio Spurs.
- Pat Riley – Fez parte do Showtime do Lakers. Como técnico, também treinou a franquia e o Miami Heat, onde hoje é executivo.
- Lenny Wilkens – Como jogador, atuou no Portland Trail Blazers, já como técnico conquistou a NBA no Seattle Supersonics (atual Oklahoma City Thunder) e também se destacou pelo Atlanta Hawks.
- Tyronn Lue – Conquistou a NBA pelo Lakers em quadra. Já na margem, também venceu com o Cleveland Cavaliers e atualmente treina o Los Angeles Clippers.
- Doc Rivers – Defendeu Atlanta Hawks, Los Angeles Clippers, New York Knicks e San Antonio Spurs. Agora, como técnico, passou por Orlango Magic, Boston Celtics (onde venceu a NBA). Agora, está à frente do Milwaukee Bucks.
- Don Nelson – Fez parte da hegemonia do Celtics nos anos 60. Depois, como técnico, venceu prêmios no Milwaukee Bucks e o Golden State Warriors.
- Tommy Heinsohn – Também fez parte da dinastia do Celtics. Ele continuou a era vitoriosa da equipe mais tarde, como treinador.
- Larry Bird – Mais um a fazer história na franquia do Massachusetts. Apesar disso, seu maior sucesso na margem das quadras foi com o Indiana Pacers, onde quase bateu o histórico Chicago Bulls, nas finais de 1997-98.
- Bill Russell – Por fim, temos outro nome que fez história no Boston Celtics tanto como jogador, como treinador. Foram 13 títulos de NBA na carreira.