PER, TS% e mais: saiba o que significa cada estatística da NBA

Normalmente, a estatística da NBA se resume a média de pontos, rebotes, assistências e outros atributos defensivos, como bloqueios e roubos de bola. Ainda assim, a liga utiliza outros dados avançados como PER e TS%. Mas o que seria isso?

O PER (Player Efficiency Rating) corresponde ao índice de eficiência do jogador. A estatística foi uma criação de John Hollinger e serve para avaliar a produção dos atletas por minuto. O dado não consiga jogadas fora de bola e nem momentos decisivos, mas é bem-visto pela NBA.

Já o TS% (Ture Shooting Percentage) se refere a porcentagem de acerto em lances livres e arremessos da linha de três pontos. Ela normalmente vem junto do FG% (Field Goal Percentage) que mede a taxa de acertos de arremessos gerais (contando dois e três pontos), sem considerar lances livres.

Por fim, existe também as métricas de +/- na NBA. Essa estatística é simples, pois mede o impacto de um jogador na quadra, se o seu time estiver ganhando, cai para o lado positivo. Caso estiver perdendo, acontece o contrário. Ela é bastante eficiente para mensurar o desempenho de um atleta que não tem números empolgantes.

Dessa forma, o basquete, em especial a NBA, vai muito além das médias, apesar de hoje em dia elas praticamente determinarem se um jogador tem um bom desempenho ou não.

Assim como outros esportes, o da bola laranja deixou de ser apenas um jogo em que o objetivo é fazer a cesta. Há uma gama de dados e métricas que contribuem para decifrar o desempenho de cada equipe em quadra.