Eliminatórias da Americup 2025: tudo que você precisa saber sobre a competição

As Eliminatórias da Americup 2025 é uma competição que presenteia com 12 vagas para a competição que acontece no ano que vem, na Nicarágua. Ela é dividida em janelas, entre fevereiro deste ano e fevereiro de 2025.

No total, são 16 nações participantes de todas as américas. A competição não restringe em Sul, Central ou Norte, mas possuí grupos regionalizados, afim de facilitar a logística, evitando viagens longas, e diminuindo os custos das federações.

Dessa forma, foram feitos grupo chaves, com quatro equipes em cada. Uma delas, inclusive, é a Nicarágua, que será o país-sede da AmeriCup e já tem vaga garantida. Com isso, pode utilizar as Eliminatórias como uma espécie de preparação de luxo para a competição.

O regulamento é simples, os três melhores de cada um dos quatro grupos garante vaga na AmeriCup 2025. Na chave da Nicarágua, obviamente, apenas duas equipes terão o direito de conquistar a participação.

Os maiores vencedores da AmeriCup

Sem muitas surpresas, os Estados Unidos lideram o ranking de maiores campeões do torneio. Ao total, os norte-americanos tem sete conquistas. Cabe lembrar que a nação utiliza uma equipe totalmente alternativa, sem contar com a presença dos astros da NBA que vimos durante as Olimpíadas de Paris.

O Brasil é o segundo maior vencedor da AmeriCup, mas enfrenta um pequeno jejum. Afinal, desde 2009 que a Seleção Brasileira não conquista o troféu da competição.

Em 2025, a equipe canarinho terá novamente a chance de levar a conquista para casa. O time comandado por Aleksandar Petrovic já está classificado e vai, mais uma vez, disputar a AmeriCup.