Lakers aposentam camisa de eterno ídolo da equipe

O Los Angeles Lakers anunciou a aposentadoria de mais uma camisa da franquia. O número 21, que pertencia a Michael Cooper, se juntou, na última segunda-feira (13), a outros ídolos da equipe.

Em toda sua carreira como jogador, Cooper defendeu apenas a franquia roxa e amarela. Ele fez parte do Showtime Lakers, onde atuava como um armador mais defensivo e teve grande participação, especialmente na sistemática de equipe.

A cerimônia de homenagem ao ídolo aconteceu no intervalo do duelo contra o San Antonio Spurs. A camisa de Cooper subiu ao teto da Crypto Arena e ficou entre o número 32, de Magic Johnson, e o 42, de James Worthy.

“Isso é tão incrível para mim, porque eu nunca esperei isso. Sempre joguei por amor ao jogo, ao time e por ganhar campeonatos. Esta noite é, para mim, mais especial do que o Hall da Fama – mas ambos são igualmente importantes”, disse o ex-jogador, que hoje está com 68 anos.

A noite histórica vem logo após os incêndios que atingiram a região de Los Angeles. Cooper não deixou de ressaltar que também foi um dos afetados pelas chamas que destruíram parte da cidade.

“É uma espécie de momento feliz e triste para mim. Muitos dos pontos de referência, algumas das escolas de ensino médio que frequentei, todos se foram agora. Esta noite vou aproveitar, mas com o coração pesado porque muitas pessoas perderam tantas coisas”, acrescentou.

Apesar de nunca ter disputado um All-Star, Michael Cooper já foi selecionado cinco vezes par ao All-NBA Defensive Team e também foi eleito o melhor jogador defensivo da liga, em 1987.

“Sempre tentei jogar o jogo da maneira certa. É uma sensação tão boa que as pessoas reconheçam isso. Embora eu sempre tenha estado em um time com muitas megaestrelas, às vezes fui ofuscado. Mas isso não me incomodou, porque sempre foi sobre o corpo de trabalho que estávamos montando e ganhando campeonatos”, finalizou.

Como técnico, o ex-jogador esteve à frente do Los Angeles Sparks, onde conquistou a WNBA por duas oportunidades.