Estrangeiros se destacam e lideram ranking de maiores pontuadores do NBB

Com a temporada do NBB (Novo Basquete Brasil) já ultrapassando a metade, já é possível verificar algum domínio de jogadores estrangeiros nas estatísticas da competição. Entre os pontuadores, se destacam os norte-americanos.

O líder em média é Dontell Brite. O jogador do Bauru Basket acumula 20,6 pontos por partida. Anton Cook, do Brasília, vem logo na sequência, com 19,5 pontos. O venezuelano Yohanner Sifontes é o terceiro colocado com 19,0 pontos em média. Nathaniel Barnes, do Pato, é o quarto colocado, com 18,1 pontos.

É apenas na quinta colocação que aparece o melhor brasileiro nessa estatística. Trata-se de Reynan Gabriel, que atua no Pinheiros. O ala-armador soma uma média de 17,9 pontos nesta temporada do NBB. Outros três brazukas também aparecem no top-10: é o caso de Neto, também do Pinheiros, Wesley e Georginho, do Sesi Franca.

Os jogadores nascidos no Brasil começam a aparecer mais em outros fundamentos. Nos rebotes, Georginho aparece como líder. São 9,1 por partida. Faverani, do São Paulo; Novaes, do Pato Basquete; e Paulichi, do Vasco, fecham o top-5.

O mesmo pode ser dito nas assistências. Quem está a frente é Elinho, armador do Corinthians, com uma média de 9,3 por noite. Alexey, do Flamengo, é o segundo colocado, com 8 assistências em média. Já na terceira posição aparece o americano Sloan, do Pinheiros, que possuí 6,4 assistências por partida nesta temporada 2024/25.

Por fim, no quesito defensivo, vários brasileiros também marcam presença, mas o líder é Brite, que soma 2,1 roubos de bola por jogo.

A temporada regular do NBB está prevista para ir até o dia 19 de abril.