Como vai funcionar a Liga Ouro de Basquete? Torneio vai voltar em 2025
A Liga Ouro de Basquete está de volta em 2025. O torneio, que será a divisão de acesso ao NBB (Novo Basquete Brasil) contará com seis participantes. Confira como será o formato de disputa.
Cruzeiro Basquete, Vitória, Basket Osasco e Liga Sorocabana vão brigar por uma vaga na elite do basquete brasileiro. A competição ainda conta com Pinheiros e Minas, que vão jogar com suas equipes reservas e não podem conquistar o acesso, mesmo que sejam campeões.
A primeira fase será de confrontos todos contra todos em turno e returno. Os dois primeiros colocados garantem vaga direta nas semifinais da competição. Já do terceiro ao sexto disputam um playoff para definir quem ficará com os lugares restantes. Dessa forma, o chaveamento dessas quartas de final ficaria assim:
- 3º vs 6º
- 4º vs 5º
As séries serão definidas em melhores de três.
Por fim, a semifinal também será realizada na condição de três partidas. Apenas a grande final que terá um total de cinco jogos, caso necessários, para definir o campeão.
Os vencedores anteriores da Liga Ouro de Basquete
- 2014 – Rio Claro Basquete (SP)
- 2015 – Caxias do Sul Basquete (RS)
- 2016 – Vasco da Gama (RJ)
- 2017 – Botafogo (RJ)
- 2018 – Corinthians (SP)
- 2019 – Unifacisa (PB)
“Festejamos hoje a volta da Liga Ouro. O crescimento do NBB CAIXA passa pela retomada da competição, que possibilitará uma maior competitividade para o campeonato e o surgimento de novas franquias. Ademais, dará mais oportunidade para o surgimento e desenvolvimento de um maior número de atletas, o que é fundamental para o crescimento do basquete brasileiro”, disse o presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro.
A Liga Ouro está prevista para começar no dia 15 de março.