Pivô europeu de apenas 13 anos desperta interesse da NBA
Imagina ter 13 anos, 2,09m de altura e ainda atrair olhares da NBA? É o caso do jovem Mohamed Dabone, que atua nas categorias de base do Barcelona, da Espanha. O garoto já compõe a lista de prospecto para o draft de 2030.
De acordo com o jornal espanhol “Marca”, Dabone deve ingressar no recrutamento quando alcançar a maioridade. Apesar de ainda estar distante, o atleta nascido na Burkina Faso já é seguido de perto pela principal liga do basquete mundial.
Mesmo com a idade atual, o pivô já disputa torneios de categoria sub-18, como a Euroliga, onde acumula médias de 11,3 pontos e 5 rebotes, mesmo atuando com jogadores cinco anos mais velhos.
Dabone também chamou a atenção no “Adidas Next Generation”, que aconteceu em Berlim, na Alemanha, no ano passado.
Outro campeonato em que o jovem burquinense esteve em evidência foi a “Mini Cup”, competição em que levou o título com o Barça e o prêmio de MVP. Na final, terminou com 22 pontos, 26 rebotes, duas assistências, seis tocos e cinco roubos de bola.
NBA cada vez mais atenta em talentos de fora dos EUA
A liga sempre buscou expandir sua marca mundialmente. E tem conseguido fazer isso. Ultimamente, um grande número de jogadores que não são norte-americanos passou a ser destaque na competição.
Esse fator faz parte desse processo da NBA de se tornar quase como uma liga global e não dos Estados Unidos. Atualmente, a liga tem investimentos na Europa, América do Sul, Ásia, entre outros lugares.