STJD bate o martelo e pune Flamengo e Vasco por briga no Super 8

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) aplicou, na última terça-feira (18), uma punição aos jogadores de Flamengo e Vasco e aos clubes pela briga generalizada no duelo entre as equipes, pelas quartas de final da Copa Super 8, no último dia 26 de janeiro, no Maracanãzinho, onde o Rubro-Negro saiu vencedor por 92 a 73.

Os auditores definiram uma multa de R$ 45 mil para o Fla, que era o mandante do duelo. O time estava enquadrado em três artigos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). O 257, que fala em participar da briga; 211, que aponta sobre deixar de assegurar segurança no local do jogo; e 213 que é deixar de tomar providências capazes de impedir lançamentos de objetivos em campo.

Por outro lado, o Vasco da Gama recebeu uma multa de R$ 48 mil. O clube Cruzmaltino também foi denunciado no artigo 257, pela briga, e no artigo 206, que é “deixar de apresentar a equipe em campo até a hora marcada para o reinício da partida”.

Já na questão dos jogadores. Tayavek Gallizzi, do Flamengo, e Humberto, do Vasco, foram suspensos por três jogos. Já Eugeniusz recebeu gancho de uma partida. Gegê Chaia, gestor do Vasco, foi apenas advertido por entrar em quadra durante a confusão.

Por fim, o julgamento aconteceu em primeira instância e cabe recurso das partes. Não houve uma manifestação das equipes quanto a isso, mas a tendência é que ambos recorram da decisão.

No final, o Flamengo também terminou como campeão do Super 8 ao bater o Minas na grande final por 64 a 61.