Novo CT do basquete brasileiro deve começar a ser construído em breve

O Ginásio da Firjan Sesi Esportivo Frederico Sichel, o novo CT do basquete brasileiro deve começar a ser construído em breve. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) vai assinar no próximo dia 11 de março a parceria com a empresa Firjan para viabilizar o empreendimento. A informação é do “UOL Esporte”.

Nesta primeira fase de obras, o investimento será de R$ 6,5 milhões. A expectativa é que o local se torne o Centro de Excelência do Basquete Brasileiro, com uma grande estrutura. Nele, as seleções masculina e feminina tanto principal, como de base, poderão realizar treinamentos. Existe a possibilidade, inclusive, de ser sede de partidas.

A capacidade do ginásio será de 3.500 pessoas. A estrutura contará com quadras suplementares, sala de imprensa, posto médico, refeitórios, além de outras instalações para dar as melhores condições possíveis para treinamentos.

O acordo entre a CBB e a Firjan já é antigo. Ainda em 2021, as partes assinaram um termo de compromisso para dar sequência na viabilização do Centro de Treinamento. O antigo secretário-geral da entidade, Carlos Roberto Fontenelle, celebrou a parceria feita.

“Nós temos a chance de desenvolver o basquete andante e cadeirante. Hoje estamos dando um passo espetacular nessa parceria com Firjan Sesi. Se a cidade já respirava basquete, agora vai respirar ainda mais. O objetivo é na inauguração trazer uma competição sul-americana de base para cá”, disse, na ocasião.

As Seleções Brasileiras se preparam para dar sequência ao ciclo visando as Olimpíadas de 2028, que acontecem em Los Angeles. Na edição de Paris, o Brasil marcou presença no basquete com as categorias masculina e feminina.