5 times que fracassaram nesta temporada da NBA
Embora seja a principal liga de basquete do mundo, a NBA não está livre das decepções ao longo da temporada regular. Mesmo que os problemas não acometam os mesmos times todos os anos, as dores de cabeça quase sempre são enquadradas no mesmo rol. Isso porque lesões de atletas importantes, transferências de jogadores e falta de produtividade em quadra ditam o enredo das equipes.
Restando menos cinco rodadas para o fim da temporada 2024/25, os Playoffs estão se desenhando, motivando a frustração de alguns torcedores. Isso porque cinco franquias deixaram a desejar durante a fase regular. Dessa forma, traremos as explicações que destinam as equipes como “fracassos” atuais da liga norte-americana.
Apesar de preencher a nona colocação da Conferência Oeste e possuir chances de figurar nos Playoffs, a franquia decepcionou todos os seus torcedores. De modo inesperado, a cúpula do Dallas Mavericks decidiu trocar o seu melhor jogador para um concorrente direto na busca do título. Sobretudo, Luka Doncic foi transferido ao Los Angeles Lakers para que Anthony Davis desembarcasse no Texas.
Além de ver o esloveno deslanchar ao lado de LeBron James, o Dallas se desesperou após Davis se lesionar na primeira partida. Como se os problemas na NBA não fossem o suficiente, Kyrie Irving foi cortado de toda a temporada 2024/25 por sofrer uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
Seguindo a mesma linha de raciocínio do Dallas, o Minnesota Timberwolves também se precipitou ao remodelar o seu elenco. Isso porque o astro Karl-Anthony Towns foi encaminhado em direção ao New York Knicks, enquanto Julius Randle e Donte DiVicenzo chegaram para reforçar o plantel da Conferência Oeste.
Apesar das duas novas peças terem agregado no elenco do técnico Chris Finch, a força defensiva do Timberwolves caiu drasticamente. Como resultado das frequentes oscilações, o Minnesota passou a figurar a sexta posição da conferência, devendo chegar aos Playoffs nas rodadas finais da temporada regular.
Ainda que possua chances matemáticas de brigar pelo título da NBA, a temporada do Miami Heat foi tomada por frustrações. A título de recordação, a equipe da Conferência Leste pouco se movimentou para reforçar o time, motivo que fez o principal astro pedir para ser trocado. Insatisfeito com a falta de competitividade, Jimmy Butler rumou para o Golden State Warriors, enquanto Andrew Wiggins desembarcou na Flórida.
Franquias fora dos Playoffs da NBA
Umas das franquias que iniciou a temporada 2024/25 com altas expectativas foi o Philadelphia 76ers. Isso porque Tyrese Maxey e Joel Embiid formavam uma dupla quase imbatível. Com a chegada de Paul George tudo parecia se encaminhar para um futuro promissor. Porém, os planos foram frustrados com as lesões constantes dos jogadores.
A nível de ciência, raras foram as vezes em que o trio atuou em conjunto, motivo que contribuiu para o descenso do Philadelphia 76ers. A queda de produtividade foi tamanha, que os adversários do Boston Celtis sequer estarão presentes no play-in.
Assim como o 76ers, o New Orleans Pelicans não somente está fora dos Playoffs, como também do play-in. Amagando a vice-lanterna da Conferência Oeste, o time comandado pelo técnico William Julius Green sequer conquistou metade das vitórias em jogo na temporada regular da NBA. Em resumo, o declínio foi motiva pelo baixo rendimento de Zion Willianson e Dejounte Murray, que se mantiveram afastados por lesões.