LeBron, Kobe ou Jordan? Astro surpreende com a escolha do melhor jogador da história da NBA

Assim como no futebol, a discussão acerca do melhor jogador de todos os tempos também existe na NBA. Embora Michael Jordan e LeBron James sejam enquadrados como grandes protagonistas, o ex-jogador do Los Angeles Lakers, Mychal Thompson, colocou Kareem Abdul-Jabbar no patamar mais elevado da National Basketball Association.

Em entrevista cedida ao podcast “Run It Back”, o veterano não concordou com a polarização envolvendo LeBron e Jordan. Segundo ele, nenhum outro jogador foi tão completo quanto o ex-pivô do Lakers. Sobretudo, para dar ênfase ao seu posicionamento, o pai de Klay Thompson, do Dallas Mavericks, listou as incontáveis façanhas do medalhão.

“Para mim, Kareem é o melhor jogador de todos os tempos. Foi o maior entre os atletas colegiais, assim como no meio universitário. Aliás, na NCAA, de longe. Então, você olha o seu currículo na NBA e está cheio. São seis MVPs de temporada, seis títulos, prêmios de MVP das finais. Há outros caras na conversa, mas, para mim, Kareem foi o melhor”, opinou Mychal Thompson.

Embora não desqualifique os trabalhos apresentados pelos demais jogadores da NBA, o bahamense afirma que Abdul-Jabbar sempre foi visto de forma subestimada. Sobretudo, as discussões são sempre formadas pelos mesmos atletas devido ao nível dos torcedores mais novos, que sequer se preocupam em conhecer os grandes nomes da modalidade.

“Se você diz que Jordan, LeBron ou até Kobe é o melhor, não acho que seja uma loucura. Mas, sem dúvidas, Kareem é muito subestimado nessas discussões… Kareem só não aparece nas discussões com mais força porque as pessoas são jovens demais. Cada vez menos gente, infelizmente, lembra de vê-lo jogar. E, além disso, os jovens pensam que a NBA só começou quando a ESPN começou a exibir as partidas e Jordan foi draftado. Mas a história do nosso basquete vai muito além disso. Muito”, disse o bicampeão da NBA.

Façanhas na NBA

Depois de ter se destacado no UCLA Bruins, Kareem Abdul-Jabbar foi draftado pelo Milwalkee Bucks, por onde fez história entre as temporadas 1969/70 e 1974/75. Em continuidade, rumou em direção ao Los Angeles Lakers, mantendo sua dinastia dentro das quadras da NBA. Confira os objetivos conquistados pela lenda ao longo de sua carreira no basquete:

  • 6 títulos da liga norte-americana (1970/71, 1979/80, 1981/82, 1984/85, 1986/87, 1987/88)
  • 3 títulos da NCAA (1966/67, 1967/68, 1968/69)
  • 6 prêmios MVP na fase regular
  • 2 prêmios MVP nas finais
  • 1.298 jogos na carreira
  • 32.220 pontos na liga norte-americana.