Três franquias da NBA garantem vantagem por Cooper Flagg
A fase regular da NBA chegou ao fim e a corrida para a reformulação das franquias passou a entrar em evidência nas surdinas. Cotado a ser a primeira escolha do Draft, Cooper Flagg ganhou três concorrentes em função de sua contratação. Por apresentarem os piores desempenhos na temporada, Utah Jazz, Washington Wizards e Charlotte Hornets podem garantir a pick one.
Seguindo o regulamento da liga norte-americana de basquete, as equipes que apresentam rendimento inferior na temporada regular serão beneficiadas nas escolhas dos calouros. Protagonista da Universidade de Duke, Cooper Flagg tornou-se objeto de cobiça de várias equipes. Nesse ínterim, no dia 12 de maio, 14 franquias podem alcançar a primeira escolha no Draft.
Confira as chances do recrutamento para a season 2025/26:
- Utah Jazz: 14% de chances
- Washington Wizards: 14% de chances
- Charlotte Hornets: 14% de chances
- New Orleans Pelicans: 12,5% de chances
- Philadelphia 76ers: 10,5% de chances
- Brooklyn Nets: 9% de chances
- Toronto Raptors: 7,5% de chances
- San Antonio Spurs: 6% de chances
- Houston Rockets (via Phoenix Suns): 3,8% de chances
- Portland Trail Blazers: 3,7% de chances
É válido destacar que as demais quatro equipes a se juntarem ao Draft serão reveladas após as disputas do play-in. Por sua vez, enquanto Jazz, Wizards e Hornets têm mais chances de recrutarem Cooper Flagg, os times subsequentes disputam o garoto. A nível de ciência, o ala de 18 anos faturou o prêmio de Melhor Jogador do College em 2024/25.
Cooper Flagg em números
A princípio, em 31 duelos na temporada regular do College, Cooper Flagg alcançou médias de 19.4 pontos, 7.6 rebotes, 4,2 assistências e 1.3 toco. Por sua vez, foi responsável por acertar 49,4% dos arremessos de quadra e quase 38% das bolas de três. Em contrapartida, no March Madness, seus números saltaram para 19.5 pontos, 7.8 rebotes, 5.2 assistências, 1.8 toco e 43% nas bolas de três.
Embora outros nomes sejam vistos como futuros rostos da NBA, a presença e Flagg como primeira opção no Draft é quase unânime. No entanto, a jovem promessa não descarta adiar os planos de imergir na NBA para mais um ano, fator que comprometeria o planejamento de Jazz, Wizards e Hornets.