9 anos do adeus de Kobe Bryant: Último jogo do astro na NBA foi histórico
No dia 13 de abril de 2013, Kobe Bryant entrou em quadra pela última vez como jogador profissional de basquete. A princípio, a data em questão deveria ter marcado apenas o seu adeus das quadras da NBA, mas o armador decidiu fazer história com as vestes do Los Angeles Lakers. Em uma das partidas mais emblemáticas de sua carreira, a lenda mostrou o motivo de ser um dos maiores nomes da liga norte-americana.
Com a repercussão de sua aposentadoria estampada na imprensa mundial, Kobe arrastou uma multidão de fãs para o confronto diante do Utah Jazz. Ao longo de 42 minutos disputados, Bryant assumiu o protagonismo ao anotar 60 pontos e quadro assistências. A nível de comparação, o segundo maior pontuador do embate assinou 42 pontos a menos que o armador.
Reverenciado do início ao fim por torcedores e até mesmo adversários, o astro orquestrou o triunfo do Los Angeles Lakers por 101 a 96. Com a quadra entoando gritos sem parar, o astro não conseguiu conter a emoção com as homenagens. Ao fim da partida, a lenda da NBA agradeceu o carinho dos adeptos e todas as oportunidades recebidas na liga norte-americana de basquete.
“Obrigado a todos pelo carinho. Foi inesquecível. Vocês moram no fundo do meu coração. Muito obrigado por tudo o que vocês fizeram. Não só hoje como em toda a minha carreira. Um final perfeito seria com um campeonato. Mas essa noite voltando a jogar bem e proporcionando pela última vez um momento assim a todos me deixa muito feliz. O mais legal para mim foi que os meus filhos realmente me viram jogar como eu costumava jogar”, disse o ex-ala.
O legado incontestável de Kobe Bryant
Os primeiros passos de Kobe Bryant dentro das quadras ocorreram na temporada 1996/97, quando o Lakers concedeu a oportunidade do ala estrear na NBA. Mostrando seu amor e devoção à equipe da Califórnia, o lendário jogador somente defendeu a franquia em sua carreira, motivo de ser considerado um dos maiores jogadores do Los Angeles.
Ainda que estivesse aposentado das quadras, Kobe costumava marcar presença nas arquibancadas, sendo reverenciado em todas as aparições. Para a infelicidade dos fãs e amantes da NBA, em agosto de 2020, o astro se envolveu em um acidente aéreo, que o vitimou, assim como sua filha mais velha, Gianna “Gigi” Bryant.
Mesmo brilhando em outros ares, o legado de Kobe jamais deixou de ser enaltecido. Como forma de demarcar a trajetória de um dos maiores da história, o Lakers aposentou as camisas de número 8 e 24. No mais, confira algumas das façanhas da lenda:
- 1.566 jogos na carreira;
- 39.286 pontos;
- 5 títulos da NBA;
- 2 Jogos Olímpicos;
- 4 MVP All-Star Game;
- 1 MVP – Temporada regular;
- 2 MVP – Finais.