10 jogadores disputam o prêmio de MVP na temporada 2022-23

O Notícias de Basquete separou dez candidatos para levar o MVP ou prêmio de jogador mais valioso da liga. Há dois meses houve o início da nova edição da NBA. Com isso, torna-se plausível relembrar alguns astros que estão brilhando e são fortes nomes para ganhar o troféu nomeado de Michael Jordan. 

Nos últimos quatro anos, apenas dois jogadores foram eleitos MVP. De um lado, o sérvio Nikola Jokic. Já no outro, o grego Giannis Anteotokounmpo. Entretanto, a dúvida que permanece é: será que um deles irá alcançar o tri?

Para começar a analisar é de grande importância saber quem é o atleta com a maior quantidade desse prêmio. Com 2m18, Kareem Abdul, ex-jogador do Lakers, draftado pelo Milwaukee Bucks, levou três MVPs. Na Califórnia, foram mais três e cinco títulos.

Porém, o prémio de MVP deste ano terá o nome do segundo atleta com maior bagagem nesse quesito. O hexacampeão da NBA, Michael Jordan foi o mais valioso cinco vezes. Também, esteve 11 vezes na seleção da NBA, foi selecionado 14 vezes para o All-Star Game.

Conheça os candidatos a ser o MVP:
Kevin Durant – Brooklyn Nets


Que ninguém entende as escolhes profissionais de KD, não é novidade. Porém, no Brookyn Nets, Kevin está se destacando. Mesmo com o fato de que a franquia não começou tão bem neste ano, KD manteve a pose. O ala carrega o time. Ele é o 5º cestinha da liga na temporada. O atleta anota uma média de 30,4 pontos por jogo.


Giannis Antetokounmpo – Milwaukee Bucks


O grego da liga é considerado um dos melhores do seu time e, por alguns, o melhor da liga inteira. Agora, mesmo não jogando em todos os jogos, ele é o 4º cestinha da NBA com 31 pontos e o 5º em rebotes. Dessa forma, tenta ganhar o tri na carreira.


Nikola Jokic – Denver Nuggets

O sérvio Jokic está correndo para chegar no patamar de Wilt Chamberlain, Bill Russell e Larry Bird. Isso porque esses atletas conquistaram o MVP por três anos seguidos e Jokic ganhou o troféu nos últimos dois anos. A esperança ainda está acessa para o astro.

Luka Doncic – Dallas Mavericks

Doncic está atrás dos outros. Esse fato porque o Dallas – time do astro – é uma franquia de um jogador só. Somente com 23 anos, Luka chegou com tudo para a edição 22/23 e é uma das poucas formas de ataque do Dallas. Mesmo assim, o jogador está fazendo uma boa campanha, com 32,5 de média em pontuação. 

Jayson Tatum – Boston Celtics

Em um time com 17 títulos guardados, o ala deixa os Celtics na prateleira de favoritos ao título da NBA e, claro, dos candidatos a MVP. Tatum, está na liderança para levar o MVP. Na atual temporada, possui médias de 30.2 pontos, 8.2 rebotes, além de 4.1 assistências em 29 partidas.

Devin Booker – Phoenix Suns

“O MVP não é algo que penso neste momento”, disse Booker à imprensa. Mesmo o atleta não tendo esse enfoque para a sua carreira agora, está em um nível diferente do que nos anos anteriores e pode, sim, receber este troféu. O atleta marcou 58 pontos contra os Pelicans, 51 contra os Bulls e mais de 40 em outros três jogos.

Joel Embiid – Philadelphia 76ers

O começo de temporada dos Sixers não foi de emocionar. Sem vencer a seis jogos, o Toronto Raptors sofreu com mais uma grande atuação de Joel Embiid. Contudo, a lesão de James Harden deu tempo para Embiid mostrar o brilho. Os 27.2 pontos cresceram para 34.1 e, consequentemente, para 36.9 no final do ano.

Zion Williamson – New Orleans Pelicans

O jovem de apenas 22 anos, Zion, se via indeciso e fora de forma no final de 2021. Mesmo assim, um ano depois, o ala teve o contrato renovado no Pelicans. Assim, a franquia não se decepcionou. O MVP pode não vir nesta temporada, mas certamente chegará para um atleta que tem tempo para melhorar ainda mais o seu rendimento.

Ja Morant – Memphis Grizzlies

O amado Ja Morant também aparece por aqui. Em seu time Grizzlies, segue mostrando sua força. Ja Morant certamente está exibindo que quer ser levado a sério. Sem sombra de dúvidas, com Curry fora de ação por sofrer uma lesão, é difícil superar Morant como armador.

Ja Morant
Ja Morant

Donovan Mitchell – Cleveland Cavaliers

“Não acho que fiz o bastante”. Donovan saiu derrotista do Jazz para evoluir ainda mais no Cavs. Ele voltou a mostrar o potencial do começo da carreira, e os Cavs subiram um degrau para entrarem no jogo contra o Celtics e o Bucks no Leste. O atleta pontuou em média 29.3 para ajudar a equipe.

Donovan Mitchell
Donovan Mitchell