Mundial de Basquete de 1963: O segundo título mundial do Brasil
O Mundial de Basquete de 1963 foi a segunda grande conquista que o Brasil conseguiu neste esporte. Com isso, a nação brasileira se tornava uma das mais relevantes do mundo na modalidade.
Entretanto, depois dessa conquista, o time masculino do Brasil não voltou a conquistar mais títulos mundiais de basquete. Contudo, nunca é tarde para mudar esse cenário, quem sabe você não era a pessoa que estava faltando.
Mundial de Basquete de 1963: O segundo título mundial do Brasil
O Campeonato Mundial de Basquete de 1963, foi disputado no Brasil e foi a quarta edição do torneio. Sua sede foi o Rio de Janeiro e a competição foi disputada entre os dias 11 e 25 de maio.
A FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) foi a responsável por organizar a competição. Mas, contou com a ajuda da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Esse campeonato foi dividido em três grupos. No grupo A ficaram: Canadá, França, União Soviética e Uruguai. Já no grupo B, estiveram: Japão, Peru, Porto Rico e Iugoslávia.
Por fim, no grupo C, participaram: Argentina, Itália, México e Estados Unidos. O Brasil por ser o país sede, se classificou automaticamente para a próxima fase.
Em suma, no grupo A, a União Soviética venceu as 3 partidas e se classificou em primeiro lugar. A França ganhou dois jogos e também garantiu a sua vaga.
Já no grupo B, a Iugoslávia foi quem destruiu e com 3 vitórias avançou juntamente com Porto Rico, que ganhou duas partidas. Por fim, no grupo C, os Estados Unidos conquistou 3 vitórias e avançou com a Itália, que venceu 2 vezes.
![Mundial de Basquete de 1963: O segundo título mundial do Brasil 1 Mundial de Basquete de 1963](https://noticiasdebasquete.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Mundial-de-Basquete-de-1963-aa.jpg)
Mundial de Basquete de 1963: Etapa final
Na última fase do Mundial de Basquete de 1963, a disputa pelo título ficou entre 7 seleções, sendo elas: Itália, Porto Rico, França, Estados Unidos, União Soviética, Iugoslávia e Brasil.
No entanto, como o título da própria matéria já revela, os demais times não tiveram condições de bater o Brasil. Ao todo, a equipe brasileira venceu os 6 jogos que disputou.
Além disso, ficou com um saldo de 74 pontos positivos. Foram 485 pontos marcados contra 411 sofridos, ou seja, um desempenho avassalador. A classificação final da competição ficou da seguinte forma:
- Brasil
- Iugoslávia
- União Soviética
- Estados Unidos
- França
- Porto Rico
- Itália
- Argentina
- México
- Uruguai
- Canadá
- Peru
- Japão
O Brasil além de levar o título do campeonato, ainda emplacou o MVP da competição e dois jogadores na Seleção do Mundial de Basquete de 1963. Em suma, os escolhidos como melhores atletas para fazer parte da Seleção do Campeonato foram:
- Amaury Pasos (MVP) (Brasil)
- Wlamir Marques (Brasil)
- Aleksandr Petrov (União Soviética)
- Don Kojis (EUA)
- Maxime Dorigo (França)
No entanto, também vale destacar aqueles atletas que tiveram a melhor média de pontos por partida. Essa estatística acaba privilegiando aqueles atletas que fazem grandes jogos e depois não disputam muitas partidas, mas ainda assim é algo válido, confira:
- Ricardo Duarte (Peru): 20.3 pontos por jogo
- Aleksander Petrov (União Soviética): 17.6 pontos por jogo
- Luis Enrique Grajeda (México): 17.5 pontos por jogo
- Maxime Dorigo (França): 16.8 pontos por jogo
- Radivoj Korac (Iugoslávia): 16.8 pontos por jogo
- Alfredo Tulli (Argentina): 16.1 pontos por jogo
- Alberto Desimone (Argentina): 16 pontos por jogo
- Rafael Valle (Porto Rico): 15.8 pontos por jogo
- Nemanja Djuric (Iugoslávia): 14.6 pontos por jogo
- Paolo Vittori (Itália): 14.3 pontos por jogo
O Brasil tem uma liga de basquete?
Sim, o Brasil tem uma liga de basquete, que se chama NBB (Novo Basquete Brasil). Essa competição conta com muitos times, inclusive alguns ligados ao futebol, como o Flamengo.
A administração do campeonato é feita pelos próprios clubes, que buscam mais apoio e audiência, para divulgar o esporte no Brasil.
![Mundial de Basquete de 1963: O segundo título mundial do Brasil 2 Times da NBB](https://noticiasdebasquete.com.br/wp-content/uploads/2022/06/NBB_2021-22_Times_Wide-1200x675-2-1024x576.png)